Cantora galega Uxía apresenta “Meu Canto”, na Sala Funarte Sidney Miller

Uxía

O álbum “Meu Canto”, gravado no Brasil e lançado recentemente na Europa, tem arranjos do músico brasileiro, radicado na Galiza, o violonista Sérgio Tannus e direção musical de Jaime Alem, além das colaborações de músicos como Fred Martins, Lenine e Socorro Lira. A artista tem vários CDs lançados e atualmente reside na cidade de Santiago de Compostela.

Nascida na Galiza, na Espanha, a cantora e compositora Maria Uxía Domiguez Senlle começou a cantar ainda jovem, misturando as próprias composições com as músicas populares, e as suas palavras com as letras do cancioneiro galaico-português e da poesia galega contemporânea. Uxía coordena e produz projetos artísticos coletivos, como o “Festival Internacional da Lusofonia Cantos na Maré” (www.cantosnamare.org). Trata-se de um projeto cultural pioneiro no estado espanhol, que, através da língua e da música, traça um mapa comum entre os territórios da lusofonia que partilham raízes culturais e linguísticas. O projeto é realizado a cada ano em Pontevedra (Galiza/Espanha) e por lá já passaram artistas como Chico César, Dulce Pontes, Filipa Pais, João Afonso, Paulinho Moska, Lenine, Ceumar, Carlos do Carmo, Mayra Andrade e Socorro Lira.

A Galiza – Galicia em espanhol – é uma região autônoma da Espanha, que fala a variante original da língua portuguesa, o galego-português, e preserva a cultura comum aos países lusófonos do mundo, especialmente, o Brasil.

No repertório estão as músicas “Verde Gaio” – música tradicional, adaptada por Uxía e Sérgio Tannus; “Ramo Verde” – música tradicional, adaptada por Uxía e Séergio Tannus; “A Quimera” – Fran Pérez e Pepe Sendón; “Rosa Namorada” – Manuel María, Uxía e Sérgio Tannus; “Unha Noite na Eira do Trigo” – Curros Enríquez e Chané; “Xente da Festa” – música tradicional, adaptada por Uxía e Sérgio Tannus; “A Terra Chá” – Manuel María, Uxía e Sérgio Tan; “A Casa” – Manuel María, Uxía e Sérgio Tannus; “Alalás Encadeados” – Uxio Novoneyra, Uxía e Sérgio Tannus; “As Nosas Cores” – Uxía e Paulo Borges; “A Rianxeira” – música tradicional, adaptada por Uxía e Sérgio Tannus; “Alalá das Mariñas” – música tradicional, adaptada por Uxía e Sérgio Tannus e “Quero ser Río” – Manuel María, Uxía e Sérgio Tannus.

Projeto Música na Cidade

Show “Meu Canto”

Sala Funarte Sidney Miller

Rua da Imprensa, 16, térreo

Palácio Gustavo Capanema – Centro

Dias 13  e 14 de novembro, terça e quarta-feira

Ingressos: R$ 20. Meia-entrada R$ 10

Classificação etária: maiores de 12 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *