Oficina e espetáculos gratuitos fazem parte da programação do projeto “Duas Ilhas”, contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011 e que traz uma visão contemporânea da dança junto às instalações sonoras e de audiovisual. As dançarinas e artistas cênicas Kandyê Medina e Julia Salaroli vão apresentar o espetáculo de 17 a 24 de novembro, em Belém (PA), e de 28 a 29, em Macapá (AP). No dia 24 de novembro, às 9h, na Galeria Theodoro Braga (PA), as bailarinas vão ministrar uma oficina para compartilhar o processo criativo e a vivência no trabalho coreográfico, e logo depois, será encenado o espetáculo “Duas Ilhas”.
A peça “Duas Ilhas” foi construída a partir da ideia da comunicação que acontece através de linguagens pré-reflexivas, de elementos não verbais como o movimento, o som, a cor, as texturas dos cinco sentidos e outros estímulos corporais. A peça acontece em formato performativo, em que o público ocupa o mesmo espaço das intérpretes, pode se aproximar delas e também observar. As cenas criam diferentes ambientes através do deslocamento das artistas e dos elementos do cenário. A criação em dança contemporânea é, ao mesmo tempo, uma instalação sonora e de vídeo. Também se utiliza de materiais plásticos naturais: areia, terra, pedras, folhas, dentre outros objetos que permeiam ações, enquanto se constrói e se modifica o cenário na própria cena. Já a iluminação irá propor momentos cênicos de escuridão e claridade intensas e as próprias projeções de vídeo serão utilizadas como recursos para iluminar o ambiente.
O projeto é uma peça de dança contemporânea em diálogo com as linguagens da música contemporânea e da videoinstalação, através da colaboração artística de profissionais de diferentes áreas de atuação, como Kandyê Medina e Julia Salaroli, artistas da dança contemporânea e performance; Henrique Iwao, músico experimental e de eletroacústica e Katxerê Medina, vídeo artista.
Serviço:
“Duas Ilhas”
Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011
Direção: Kandyê Medina
Performance: Julia Salaroli e Kandyê Medina
Trilha sonora e difusão ao vivo: Henrique Iwao
Vídeo e Instalação cênica: Katxerê Medina e Oscar Svanelid
Belém (PA)
Dias 17 e 18 de novembro, às 21h – Sesc Boulevard
Dias 21 a 23 de novembro, às 19h – Galeria Theodoro Braga
Dia 24 de novembro, às 9h – Galeria Theodoro Braga – Oficina e espetáculo
Macapá (AP)
Dias 28 e 29 de novembro, às 20h – Fortaleza de São José de Macapá
Entrada gratuita