O conjunto Época de Ouro é a atração desta segunda, 26 de novembro, às 18h30, do programa Época de Ouro, da Rádio Nacional AM, que é apresentado semanalmente, na Sala Funarte Sidney Miller. Transmitido ao vivo pela emissora carioca (AM 1.130 KHz), com entrada franca, a apresentação do dia 26 será gravada pela TV Brasil, para um especial de fim de ano e terá como convidado o bandolinista Déo Rian.
O programa, conhecido por apresentar o melhor do chorinho e do samba, tem o mesmo nome do inesquecível conjunto fundado por Jacob do Bandolim, em 1964. É apresentado por Cristiano Menezes, que recebe pedidos de músicas dos ouvintes.
Na formação atual do Época de Ouro estão Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).
No repertório do conjunto estão as músicas Batuque, de Henrique Alves de Mesquita; Vibrações, Noites Cariocas, Santa Morena e Treme Treme, de Jacob do Bandolim; além do pot-pourri de frevos Rua da Imperatriz/Toca Pro Pau/Sapeca, também do bandolinista; e Ingênuo e Carinhoso, de Pixinguinha; Minha crença, de Dino 7 Cordas; O boêmio, de Anacleto de Medeiros; Brejeiro, de Ernesto Nazareth; Harmonia selvagem, de Dante Santoro; e Teu beijo, de Mário Álvares.
O bandolinista Déo Rian participou de reuniões de serestas e choros, como a do Retiro da Guarda Velha, onde Pixinguinha também comparecia. Conheceu Jacob do Bandolim e tornou-se seu amigo e discípulo. Em 1970, foi seu sucessor no conjunto Época de Ouro, onde Jacob liderou. Em 1977, desligou-se do Época de Ouro e formou seu próprio conjunto, o Noites Cariocas, gravando seu quinto LP, Inéditos de Jacob do Bandolim, em 1980. No mesmo ano, o LP Ernesto Nazareth foi lançado no Japão e abriu caminho para apresentações em 1991, em Tóquio, Osaka, Kioto, Kobe e Nagoya. Gravou o CD com choros e modinhas, acompanhado por músicos japoneses no violão, cavaquinho e pandeiro. Participou do espetáculo Canto das Três Raças, em 1977, com Clara Nunes, na série Seis e Meia, em 1981 e 1988 e de outros espetáculos, como o Projeto Pixinguinha/Funarte, em 1977, com apresentações em Goiânia, Palmas, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho e Rio Branco.
O programa Época de Ouro era gravado na sede da Rádio Nacional, na Praça Mauá, Centro do Rio, onde muitos talentos da música brasileira foram revelados. O prédio passa por uma reforma geral e, por isso, na pauta da Sala Funarte Sidney Miller, as segundas-feiras estão reservadas – durante um ano – para as transmissões da atração. A cessão de uso do espaço é resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Época de Ouro e Déo Rian
Show do programa de rádio Época de Ouro (Rádio Nacional AM)
Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16, térreo – Centro
Rio de Janeiro (RJ)
Entrada franca.
*Em função da gravação, a entrada do público será permitida até às 17h.
Classificação etária: 12 anos
Apresentação: Cristiano Menezes
Produção: Jorginho de Pandeiro
Assistente de produção: Celsinho Silva