Painéis Funarte de Bandas de Música qualificam quase 400 músicos no Pará

À esq.: Rodrigo Capistrano, professor de saxofone, num dos painéis de Vigia (PA). Foto: Eunice Pinto - Agência Pará de Noticias (2012)

Cidade com longa tradição musical e berço de bandas centenárias, Vigia de Nazaré (PA) recebeu, de 7 a 11 de novembro de 2012, os Painéis Funarte de Bandas de Música, com um número recorde de participantes: quase 400. Os músicos de cerca de 30 municípios paraenses e de outros estados participaram de 11 cursos, oferecidos no programa da Fundação Nacional de Artes / Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Pará e a Fundação Carlos Gomes (FCG). O local foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Kennedy.

Os Painéis consistem em cursos intensivos, ministrados por especialistas convidados, vindos de várias partes do país e com formações diversas. As atividades são dirigidas a quem toca instrumentos de sopro (como flauta, saxofone, trompete e trombone) ou de percussão – usados tradicionalmente em bandas. Também há aulas de percepção musical, regência e prática de conjunto, além de curso de manutenção de instrumentos de sopro. O objetivo da iniciativa é desenvolver a prática tradicional das bandas de música, principalmente em municípios do interior; e difundir, ampliar e aprimorar os conhecimentos e o repertório de instrumentistas e regentes, por meio da troca de informações. Diferentes grupos são formados, em torno de cada instrumento ou disciplina. Aos professores cabe, primeiro, avaliar o nível técnico dos matriculados e atender às necessidades de cada um destes.

Um curso que atraiu o interesse de cerca de 20 jovens foi o de Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro, Ministrado por Sergio Silva, músico de banda e colaborador da Funarte desde 2007. “Foi muito proveitoso. O professor promove a interatividade e isso facilita o aprendizado”, comenta Natanael dos Santos, de Belém (PA), que já trabalha como luthier e é clarinetista da Banda da Guarda Municipal. Já nas aulas de Percepção Musical, ministradas pelas professoras e musicistas Zezé Queiroz e Cristina Arruda, os alunos aprendem ouvindo e reproduzindo peças que estimulam cada hemisfério cerebral.

Alunos e professores realizam concerto público de encerramento

Leia aqui notícia com depoimentos

Com informações da Agência Pará de Notícias/Secom/Governo do Estado do Pará