O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas publicou, em seu sítio na Internet, a relação dos contemplados com o apoio do Fundo, no período 2012/2013. Serão beneficiados projetos destinados a residências de compositores, ajuda a festivais, entre outras ações.
O representante da iniciativa no Brasil é a Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do seu Centro da Música.
Em 2012, o Brasil participou do Ibermúsicas, juntamente com mais nove países membros: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. O programa foi criado em 2011 pela Câmara Iberoamericana e, no mesmo ano, aprovado na XXI Conferência Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo, em Assunção, Paraguai.
Nesta edição, o Fundo destina recursos para: residências artísticas de compositores; apoio a festivais para programação de solistas e grupos de música acadêmica; apoio a festivais para a programação de músicos e grupos de músicas tradicionais / folclóricas; apoio a festivais para a programação de músicos e grupos ibero-americanos; apoio a redes, circuitos e ciclos para a programação de solistas e grupos de música acadêmica; apoio a redes, circuitos e ciclos para a programação de músicos e grupos de músicas de origem, tradicionais e/ou folclóricas; e apoio a redes, circuitos e ciclos para a programação de músicos e grupos ibero-americanos.