Professores da Unicamp debatem processos criativos e pedagógicos na Academia (SP)

Os atores e professores do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Isa Kopelman e Marcelo Lazzaratto, participam sábado, 24 de novembro de 2012, do Ciclo de Debates da Ocupação Coletivos Unicamp. A partir de sua dupla experiência nas áreas artística e acadêmica, os debatedores farão uma análise de questões ligadas aos Processos Criativos e Pedagógicos em Arte na graduação e na pós-graduação universitária. Isa Kopelman é doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também atua como professora do curso de Artes Cênicas. Marcelo Lazzaratto é professor doutor em Interpretação Teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, criador da Cia Elevador de Teatro Panorâmico e integrante, por dez anos, da Companhia Razões Inversas, também criada a partir do curso de Artes Cênicas daquela Universidade.

Esta é a terceira rodada do Ciclo de Debates da Ocupação Coletivos Unicamp, que acontece sempre aos sábados na Funarte SP. Dia 10 de novembro, os professores Roberto Mallet e Matteo Bonfitto vieram à Sala Carlos Miranda falar sobre a Pedagogia do Ator: o ensino da arte da interpretação. Dia 17, foi a vez dos professores Renato Ferracini e Verônica Fabrini., que discutiram a Pesquisa em Artes na Academia.
O projeto Ocupação Coletivos Unicamp foi vencedor de edital público de ocupação da Sala Carlos Miranda, no Complexo Cultural da Funarte São Paulo, e pretende, com as rodadas de debates, estabelecer um diálogo aberto com especialistas da Unicamp sobre temas ligados ao ensino de artes.

Desde sua inauguração, em 1985, o curso de Artes Cênicas da Unicamp tornou-se um difusor de pesquisa e de criação teatral fora do eixo composto pelas principais capitais brasileiras. O projeto Ocupação Coletivos Unicamp reúne alguns dos grupos nascidos desta proposta acadêmica e põe em foco questões importantes do fazer teatral: por exemplo, a coletividade como meio de produção, a pesquisa como forma de criação e o ator como figura central da cena e da produção teatral.

Além dos debates e oficinas, o Ocupação Coletivos Unicamp apresenta ao público de São Paulo, durante seis meses, produções de uma nova geração teatral formada a partir das atividades acadêmicas.

Sobre Isa Kopelman – Isa Etel Kopelman é doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também atua como professora do curso de Artes Cênicas. É também atriz, formada pela Escola de Arte Dramática de São Paulo (65-68), tendo participado de peças como Victor, ou As Crianças no Poder, com direção de Celso Nunes, e Macunaíma, com direção de Antunes Filho. Foi consagrada com os prêmios APETESP e Troféu Mambembe de melhor atriz, com os espetáculos Um Dibuk para duas Pessoas” (1983) e No Natal a Gente vem te Buscar (1979).
No campo da direção, foi assistente de Antunes Filho no espetáculo Macunaíma e diretora de diversos processos pedagógicos dentro da Unicamp, podendo-se destacar As rãs, de Aristófanes (2003), do qual foi também dramaturgista.

Sobre Marcelo Lazzaratto – Marcelo Lazzaratto é ator, diretor, formado pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e é professor doutor em Interpretação Teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. Em 2000, cria a Cia Elevador de Teatro Panorâmico, e assume a função de diretor artístico. Realiza, entre outros, os espetáculos A Ilha Desconhecida, adaptação da obra de José Saramago, Loucura, A Hora em que não Sabíamos nada uns dos outros, de Peter Handke, Amor de Improviso, Peça de Elevador, de Cássio Pires, Ponto Zero, a partir da obra de Salinger, Kerouac e Godard, e Eu Estava em minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse, de Jean-Luc Lagarce. Durante dez anos integrou a Cia Razões Inversas, sob direção de Marcio Aurélio, onde participou como ator dos espetáculos: A Bilha Quebrada, de Kleist, Senhorita Else, de Schnitzler, Maligno Baal, o Associal, de Brecht, e A Arte de Comédia, de Eduardo de Filippo. Em 2004, junto com a Boa Companhia de Campinas, atuou em Josefina, a Cantora, de Franz Kafka, e, em 2009, atuou em Tragicomédia de um Homem Misógino, de Evaldo Mocarzel.

Serviço:
Ciclo de Debates da Ocupação Coletivos Unicamp
Projeto selecionado pelo edital de ocupação da Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo. Tel. (11) 3662-5177

Debate: Processos Criativos e Pedagógicos em Arte
24 de novembro | Sábado, 16h
Com: Isa Kopelman e Marcelo Lazzaratto
Duração: 2h30 | Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *