Com a presença de representantes de diversos países, foi realizada, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Rio de Janeiro, a 13ª Reunião do Comitê Intergovernamental do Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas. O encontro foi aberto pelo presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Antonio Grassi, e contou com a participação da secretária Geral do Iberescena, Leonor Esguerra Portocarrero; do secretário Técnico da Unidade Técnica do Programa Iberescena/Espanha, Guillermo Heras Toledo; e de Cristina Del Moral Ituarte, da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo – AECID. Também da Funarte, participaram a diretora executiva, Myriam Lewin e o diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen), Antonio Gilberto.
O Iberescena distribui prêmios para projetos de circo, dança e teatro e é aberto a criadores e produtores que residam nos países membros. No Brasil, a Funarte é a representante do programa. Na edição deste ano, os recursos serão destinados a projetos de coprodução de espetáculos de teatro, dança e circo; ajuda a festivais, redes e circuitos; apoio a encontros e seminários voltados à formação na área de gestão e produção; ajuda à criação dramatúrgica e coreográfica; e a projetos especiais. Os vencedores serão anunciados, a partir de 4 dezembro, no endereço eletrônico http://www.iberescena.org/pt.
Criado em 2006, o Iberescena é integrado por 11 países que financiam o programa: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. O Fundo tem como objetivos o fomento à distribuição, circulação e promoção de entretenimento da América Latina, o incentivo às coproduções de espetáculos entre órgãos públicos e/ou privados e a difusão de obras de autores ibero-americanos, além do apoio a espaços cênicos e festivais, priorizando produções regionais.
Mais informações (clique aqui)