Daniel Nogueira de Lima realiza mostra na Funarte Brasília

Mostra Transpor[ta] - Daniel Nogueira de Lima_Prêmio Funarte de Arte Contemporanea 2012 (Brasília). Cartaz

Contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília, será abertas, no dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no Espaço Marquise do Complexo Cultural Funarte, a intervenção “TransPor[ta]”, de Daniel Nogueira de Lima. O público poderá visitar a exposição gratuitamente, a partir de sexta-feira, dia 14.

Quem visitar a instalação de arte contemporânea, experimentará uma espécie de passeio por estruturas de luz, que podem ser transpassadas, por dentro e por fora. Elas são construídas com objetos como “backlitghts”, feitos de ferro e lâmpadas, dispostos na marquise. Eles transformarão o espaço com a cor e cobrirão o visitante de luz. Os objetos propiciarão uma composição espacial modificada pela iluminação, cujo objetivo é colocar o espectador além do limite do espaço.

Com a obra, o artista tem como proposta reinventar espaços de convívio e de comunicação, num trabalho de intervenção na paisagem urbana. A partir da observação da arquitetura vertical da cidade e da utopia desenvolvimentista, Daniel pretende “alterar a natureza rígida do espaço público”. Para além da funcionalidade dos dispositivos, o artista almeja que eles adquiram novos significados, transformando o ambiente em um lugar de vivência e apreciação que, segundo o expositor, deve representar uma experiência única, singular.

No dia 19 de janeiro de 2013, às 10h30, também no Espaço Marquise, será realizado o lançamento do catálogo da exposição e uma conversa com Daniel Nogueira e com o crítico de arte Leonardo Araújo. O evento reúne o discurso do artista sobre sua própria produção ao discurso do crítico, tentando “construir uma voz própria” para a obra de arte. Na pauta, estão temas como: “A desierarquização dos discursos”; “As novas possibilidades de atuação da crítica de arte; “A similaridade dos meios de criação artística e criação crítica-literária; “O uso experimental da linguagem escrita para a arte contemporânea”; e “Processos de construção criativa de imagem-linguagem”.

O crítico Leonardo Araújo Beserra editou as publicações “Percursos Narrativos”, de Rafael RG e Fabio Moraes, e foi curador de várias exposições. Já Daniel Nogueira, além de Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (SP), tem formação em cursos técnicos, como o de eletricidade e o de energias renováveis (térmica, solar e eólica), cujas técnicas aplica em sua arte. As exposições individuais do artista foram: 2012 – Galeria Jaqueline Martins, São Paulo, SP ; 2010 – Galeria Virmondes, Uberlândia/MG e, em 2007 – “Por cima do chão que eu nasci, invento” – Galeria de Arte da Oficina Cultural de Uberlândia (MG). O artista realizou diversas exposições coletivas importantes desde 2007 e, por muitas delas, recebeu prêmios.

Na Galeria Fayga Ostrower, o Grupo Poro, que reúne Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!, traz ao público a mostra “Brasília: (cidade) [estacionamento] [parque] [condomínio]”, também contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília.

Daniel Nogueira de Lima

TransPor[ta]

Abertura: 13 de dezembro, 5ª.feira, às 19h
Visitação: 14 de dezembro de 2012 a 21 de janeiro de 2013, de segunda a domingo, das 9 às 21h
Complexo Cultural Funarte Brasília (DF) – Espaço Marquise
Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções) – Brasília – DF
ENTRADA FRANCA

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise

19 de janeiro de 2013, às 10h30
Lançamento do catálogo da exposição
Conversa com Daniel Nogueira e Leonardo Araújo – crítico de arte
ENTRADA FRANCA

Este trabalho esta sendo documentado no endereço http://linhadaniel.wix.com/transporta

Mais Informações
Funarte Brasília
visuaisbsb@funarte.gov.br
Tels.: (61) 3322-2076 / 3322-2029

Leia aqui sobre a exposição do Grupo Poro (Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!) – “Brasília: (cidade) [estacionamento] [parque] [condomínio]”