Contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise, a exposição: “Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]” será inaugurada na quinta-feira, 13 de dezembro de 2012, às 19h. A mostra do Poro – dupla de artistas, composta por Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada! apresenta um conjunto de trabalhos inéditos, como imagens, fotografias, textos, impressos, intervenções gráficas múltiplos, instalações e proposições. As obras apontam sutilezas de Brasília e fazem releituras de situações peculiares encontradas na Capital Federal. O período de visitação será entre 14/12/2012 e 21/01/2013, de segunda a domingo, das 9h às 21h, com entrada franca.
A cidade é o tema principal da mostra, feita de um conjunto de propostas diversas. O espaço público de Brasília e as diversas situações encontradas pelos artistas na cidade foram a matéria-prima para o projeto. Todas as obras foram criadas especialmente para a exposição, a partir de vivências na cidade, durante o segundo semestre de 2012. Diferentemente de trabalhos anteriores de intervenção urbana, que marcam a trajetória do Poro, esta exposição busca o espaço interno da galeria como lugar de reflexão e proposições.
“Viemos a Brasília em busca de criar um guia afetivo do centro desta cidade. Mas o que é o centro?” questionam os artistas. Para iniciar o processo de criação, eles simplesmente transitaram “à deriva” pela cidade – sem destino certo, ao sabor do acaso. Quando faziam isso, que eles chamam de “derivas”, eles se depararam com várias situações, que chamaram sua atenção e os conduziram para interpretações gráficas e poéticas. Seu olhar viu uma cidade que nasceu num desenho-projeto e se recria no cotidiano, ao mesmo tempo como estacionamento, parque e grande condomínio. “Mas também tipografia, percursos, geometrias, planos, trilhas não oficiais”, acrescenta a dupla. A proposta é apresentar uma espécie de “cartografia despretensiosa”, feita a partir dos encontros e acasos, para recriar e gerar novos significados para aspectos da cidade. “A partir do espaço expositivo, proposições podem transbordar de volta para o espaço público”, concluem os artistas.
O Poro atua desde 2002, na realização de intervenções urbanas e ações efêmeras, que tentam levantar questões sobre os problemas das cidades, através de ocupações “poéticas e críticas” dos espaços. Com instalações locais e contextos específicos, ou apropriações de meios de comunicação popular, Brígida e Marcelo se propõem a operar nos sistemas de trocas simbólicas, existentes nas cidades.
Grupo Poro – Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!
“Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]”
Abertura: 13 de dezembro de 2012, quinta, às 19h
Visitação: 14/12/2012 a 21/01/2013, de segunda a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca
Este projeto foi contemplado no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise
Galeria Fayga Ostrower
Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural, Brasília – DF (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Mais informações: www.poro.redezero.org
Contatos
Brígida Campbell – brigidacampbell@gmail.com
Marcelo Terça-Nada! – marcelonada@gmail.com