Luis Arrieta dança o sentimento do tango na Funarte SP

Luis Arrieta em 'Tango aDeus'. Foto: João Milet Meirelles

O bailarino, coreógrafo e diretor artístico Luis Arrieta participa da mostra Diálogos de Dança, no fim de semana de 19 e 20 de janeiro de 2013, com duas únicas apresentações de seu espetáculo solo Tango aDeus.

Luis Arrieta, que nasceu em Buenos Aires e vive no Brasil desde 1974, reúne neste trabalho um apurado repertório de compositores, em sua maioria também argentinos: Sebastián Piana (Buenos Aires, 1903-1994), Homero Manzi (Añatuya, Santiago del Estero, 1907-1951), Astor Piazzola (Mar del Plata, 1921-1992), Rodolfo Mederos (Buenos Aires, 1940) e Juan Carlos Cobián (Pigüé, província de Buenos Aires, 1896-1953), além dos músicos Leonid Desyatnikov, russo, e Giya Kancheli, georgiano.

“O Tango… continua a habitar este corpo gasto e a impregná-lo com sua incansável queixa. Tentar dançá-lo é luta inglória”, fala o coreógrafo sobre seu espetáculo. Tango aDeus estreou em 2011, no Festival Internacional Vivadança – ano 5, realizado em parceria com Ministério da Cultura, tendo como um dos patrocinadores institucionais o Fondo Iberoamericano de Ayuda Iberescena – programa de apoio, promoção e intercâmbio das artes cênicas ibero-americanas.

Diálogos
A mostra Diálogos de Dança foi contemplada peço edital de ocupação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Pauloem 2012, com a proposta de unir palco e plateia numa interação permanente, com foco nas possibilidades expressivas do corpo. Por isso, a programação combina ações de formação e de difusão, como oficinas e espetáculos, nas mais variadas linguagens da dança contemporânea.

As atividades, destinadas ao público leigo e a profissionais da área, pretendem democratizar o acesso à arte de dançar, em várias frentes de expressão artística. Semanalmente, oficinas de dança contemporânea, dança urbana e práticas de dança de salão, sob o comando, respectivamente, de Claudia Palma, Evandro “Smile” e Ivo Alcântara, e Rogério Da Col, recebem participantes com pouco ou nenhum conhecimento profissional. Um domingo por mês, o crítico de cinema Christian Petermann organiza a exibição de um filme, seguida de bate-papo, sobre a atividade da dança. E jam sessions promovem a integração entre bailarinos, músicos, atores e público. Junto a todas estas atividades, aos sábados e domingos, sempre às 19h, espetáculos de dança de diferentes companhias, com diferentes linguagens, ocupam a Sala Renée Gumiel.

Sobre Luis Arrieta – Bailarino, coreógrafo, diretor artístico, além de figurinista e iluminador em diversas ocasiões, Luis Arrieta nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina. Começou a aprender dança na Escuela del Ballet Contemporáneo de la Ciudad de Buenos Aires e estudou cenografia na Universidad de El Salvador. Em 1974, mudou-se para o Brasil, onde consolidou sua carreira. Autor de mais de 150 obras, realizou coreografias para o Balé da Cidade de São Paulo (SP), o Balé Teatro Castro Alves (BA), a Rede Manchete de Televisão (RJ), o Ballet Municipal do Natal (RN), o Ballet del Teatro San Martín (Argentina), o La Habana Ballet Nacional de Cuba e o Ballet’s San Juan (Estados Unidos), entre outros. Nos anos de 1980 foi diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo e do Elo Ballet de Câmara Contemporâneo.

Serviço:
Mostra Diálogos de Dança
Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Espetáculo: Tango aDeus
Dias 19 e 20 de janeiro | Sábado e domingo, 19h

Concepção, coreografia, figurino, iluminação e interpretação: Luis Arrieta |Música: Sebastián Piana, Homero Manzi, Astor Piazolla, Rodolfo Mederos, Juan Carlos Cobián, Leonid Desyatnikov, Giya Kancheli | Operação de luz: Silviane Tricher | Produção: Cássia de Souza/Sala de Produção
Duração: 50 min |Recomendação etária: livre | Ingressos: R$ 10 (meia entrada: R$ 5). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa.

Práticas de Dança de Salão
Segundas e sábados, das 14h às 16h*
Público-alvo: jovens, adultos e idosos
Vagas: até 40 pessoas por dia de atividade. Não há necessidade de inscrição
Gratuitas
* Exceto feriados

Cine-dança-café
20 de janeiro | Domingo, 14h30
Filme: Ritmo Urbano
Comentários: Christian Petermann
Gratuito

Jam sessions
Público-alvo: bailarinos, atores, músicos e pessoas interessadas
Não há necessidade de inscrição
Gratuitas

JAM Danças do Brasil
3 de fevereiro e 3 de março | Domingos, das 14h às 17h
Com: Deca Madureira

JAM Danças Urbanas
27 de janeiro, 24 de fevereiro e 31 de março | Domingos, das 14h às 17h
Com: Frank Ejara

JAM Contato Improvisação
24 de janeiro, 21 de fevereiro e 21 de março | Quintas-feiras, das 19h às 22h
Com: Ricardo Neves

Oficinas
Público-alvo: Pessoas interessadas sem e/ou com pouca experiência em dança
Inscrições: no local ou pelo e-mail: dialogosdedanca@saladeproducao.com.br
Vagas: 20 por oficina
Gratuitas

Oficina de Dança Contemporânea
Terças e quintas, das 14h às 15h30
Com: Claudia Palma

Oficina de Dança Urbana
Quartas e sextas, das 19h às 21h
Com: Evandro “Smile” e Ivo Alcântara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *