Em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil, o Teatro Oi Brasília recebe o Quarteto Lopes-Graça, um dos mais destacados grupos de câmara portugueses da atualidade, para concerto único, em Brasília no dia 22 de janeiro de 2013 (terça-feira), às 20h. Inserido nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil, o evento tem patrocínio do Instituto Camões.
O programa do concerto reúne obras de compositores portugueses, dos séculos XX e XXI. Antes da apresentação, às 19h, haverá um pequeno encontro com o público, em que se discutirão tendências da criação musical, em Portugal e no Brasil.
O Quarteto Lopes-Graça é formado por Luis Pacheco Cunha (violino), Anne Victorino D´Almeida (violino), Isabel Pimentel (viola) e Catherine Strynckx (violoncelo), todos com destacadas carreiras solo e camerísticas. O encontro dos músicos e a criação do Quarteto ocorreram em 2005, na Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa), com o objetivo de dotar a instituição de um conjunto que fosse referência no campo dos instrumentos de cordas.
Desde então, o grupo tornou-se um exemplo de excelência na área, tendo atuado nas mais importantes salas de Portugal, tais como: Casa da Música (Porto); Grande Auditório da Culturgeste; Teatro de São Luíz; Teatro da Trindade, Teatro D. Maria II, Centro de Artes de Belgais. O Quarteto participou de eventos musicais destacados, como a Festa da Música e o Dias da Música, do Centro Cultural de Belém, em diversos anos; o Festival de Música de Paços de Brandão; os Encontros de Música do Alentejo (2009); e o Eborae Música (Évora), entre outros. Com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal, o conjunto realizou concertos em vários pontos do país, com destaque para o Festival Criasons (2010/2011). O nome do grupo é uma homenagem a Fernando Lopes-Graça, considerado um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX.
A divulgação da composição portuguesa contemporânea tem sido uma das inspirações do Quarteto, nos últimos anos. Em maio de 2009, ele lançou o primeiro CD, “Música Portuguesa para um Quarteto”, com peças de Fernando Lopes-Graça e António Victorino d’Almeida. Em 2011, participou da coletânea do Festival Criasons, juntamente com o Opus Ensemble e o DuoContracello.
No repertório do concerto de Brasília serão executadas obras de Anne Victorino de Almeida (Quarteto da Serra d’Arga); Fernando Lopes-Graça (Suite Rústica nº 2); Silvestre Revueltas (Musica de Feria) e Dimitri Schostakovich (Quarteto nº 4).
Acesse os vídeos abaixo
Quarteto Lopes-Graça (Portugal)
Concerto de câmara
Dia 22 de janeiro (terça-feira), às 20h
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)
Pontos de venda: Bilheteria do Teatro Oi Brasília (terça a sábado, das 13h às 19h) ou pelo site: www.teatrooibrasilia.com.br
Teatro Oi Brasília
Complexo Golden Tulip Brasília Alvorada
SHTN Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C
– vizinho ao Palácio da Alvorada
Tel. (61) 3424-7121 – bilheteria
Classificação indicativa: livre
Mais informações aqui