O Mercado Internacional do Disco e da Edição Musical – Midem 2013 reúne diversos setores da cadeia produtiva musical em Cannes, França, de 26 a 29 de janeiro. O salão inclui conferências, mesas-redondas, shows, concursos de tecnologia, entre outras ações. Trata-se de um dos maiores eventos do mundo, para o mercado musical.
Diariamente, serão oferecidas conferências no Midem, que ocupa três andares do Palácio dos Festivais – cada um dividido em diferentes ambientes. Um dos pavimentos é dedicado à área educacional e acadêmica, com palestras dirigidas a professores e estudantes; noutro andar, fica uma instalação dedicada aos artistas; e uma direcionada a empresas que investem no setor musical, detentoras de grandes marcas. Ali está programada a instalação do “Escritório de Exportação da Música”, do Ministério da Cultura francês. Num dos espaços do Salão, o “Direct2fan Camp”, artistas independentes e selos poderão se encontrar. Lá, também, desenvolvedores de novas ferramentas digitais vão expor lançamentos, além de promover a qualificação técnica de artistas. As novas tecnologias que serão expostas visam a desenvolver a relação direta dos músicos com o público, através de uma presença maior on-line e das redes sociais.
Já o espaço “Fábrica de inovação” abriga encontros, nos quais empresas em início de atividade e com perfil promissor (“startups”) podem compartilhar necessidades e projetos na área musical, com as gravadoras, os artistas e os principais agentes em tecnologia. Ali acontece um concurso internacional aberto a startups e desenvolvedoras de aplicativos digitais, relacionados a qualquer setor da música, o “Midemlab”. Nele serão propostas inovações e soluções para auxiliar executivos, artistas e marcas a alcançar e ampliar seu público e a gerar receitas. As inscrições para este concurso são feitas pelo site do Midem http://www.midem.com, antes da sua abertura.
O dia 28, chamado de “Segunda-feira visionária”, será dedicado a palestras sobre a rede de criação e produção da música. A brasileira Deborah Sztajnberg integra uma das mesas, com o tema “Estratégias vencedoras para a aproximação de marcas e agências”. Outros brasileiros participarão de conferências e mesas. O Midem tem, ainda, um programa dirigido a marcas, com conferências e workshops para promover a interação entre artistas, editoras e gravadoras.
O “Midem festival” e o “Midem off” apresentam música ao vivo, com acesso gratuito a executivos da indústria musical e frequência do público, através de ingressos pagos. O festival inclui concertos de artistas de nome internacional. Já no “Midem off”, os diversos países participantes do salão apresentam seus músicos, em palcos espalhados pelos bares e clubes de Cannes.
O concurso “hack day” http://www.Midem.com/en/programme/hack-day/, que acontece durante o Midem, foi vencido em janeiro 2012, pela brasileira Taynah Reis. Ela apresentou o projeto de um aplicativo, no qual artistas podem compor juntos, on-line, em locais distantes um do outro.
O objetivo do Midem é facilitar o acesso da comunidade mundial da música a ideias e a empresas inovadoras, enquanto amplia e dinamiza a rede de contatos da área. Lançado em 1967, o salão anual é composto por três eixos temáticos: Música, Tecnologia e Marcas. Ele reúne não apenas os agentes da indústria tradicional da música, mas também gravadoras, distribuidoras e editoras, produtores de tecnologia, agências de publicidade e empresas cujas marcas se ligam à área, além de artistas, compondo uma rede diversificada.
No dia 29, terça-feira, uma coletiva de imprensa marcará o anúncio do Brasil como país homenageado no Midem 2014. O presidente da Funarte, Antonio Grassi, representará a ministra da Cultura, Marta Suplicy, no salão.
Acesse aqui a programaçao de conferências do Midem
Acesse o site do evento: http://www.midem.com
Leia mais abaixo
Presidente da Funarte representa o Brasil no Midem, na França