As próximas oficinas destinadas aos interessados em participar dos editais direcionados a criadores e produtores negros serão realizadas em Porto Alegre (RS), no dia 29 de janeiro, terça-feira, e em João Pessoa (PB), no dia 30, quarta. A ação vai fornecer informações e tirar dúvidas sobre os editais, lançados em uma parceria entre o Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas, entre as quais está a Fundação Nacional de Artes – Funarte. As oficinas são também uma oportunidade para trocar ideias e criar relações de colaboração.
Em Porto Alegre, a oficina começa às 14h, na sede da Representação Regional do MinC na Região Sul, em Independência. Já em João Pessoa, o evento se inicia às 9h, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), no Centro. A oficina da capital paraibana conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba.
Podem participar dos editais brasileiros que se auto-declarem negros, com mais de 18 anos. O prazo de inscrições vai até 25 de março. O programa terá à disposição um total R$ 9 milhões, distribuído entre os segmentos de audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica, subdivididas nas áreas de de artes visuais, música, circo, dança, teatro, cinema, literatura, pesquisa de bibliotecas.
Os editais para criadores e produtores negros são realizados através da parceria entre o MinC, a Funarte, a Secretaria do Audiovisual (SAv), a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República. O objetivo da ação é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, de acordo com o Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010) e o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010).
Na Paraíba, as oficinas serão ministradas pelo assessor do MinC Nordeste Roberto Azoubel, e o representante da Funarte Nordeste, Reinaldo Freire. No Sul, as ministrantes são Margarete Moraes, chefe da Representação Regional do MinC na Região Sul, Martvs das Chagas, diretor de Fomento da Fundação Cultural Palmares, e Eleonora Spinato, assessora da Representação Sul.
A próxima oficina no Nordeste está marcada para Fortaleza, no dia 1º de fevereiro, sexta-feira, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, da Prefeitura Municipal de Fortaleza e a Secretaria de Estado de Cultura do Ceará. No Sul, a próxima ação será em Curitiba (PR), no dia 4 de fevereiro. Depois, cinco cidades da região serão alcançadas, no mês de março. No Rio Grande do Sul, serão Rio Grande, no dia 01/03 e Alvorada, no dia 6; em Santa Catarina, Florianópolis, dia 4, e Chapecó, dia 7; e, no Paraná, Foz do Iguaçu, no dia 11.
Oficinas “Editais para criadores e produtores negros”
Próximas cidades programadas
Porto Alegre (RS)
29/01/2013, às 14h
Local: Ministério da Cultura – Representação Regional Sul
Rua André Puente, nº 441, Térreo
Independência
João Pessoa (PB)
30/01/2013, a partir das 9h
Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep)
Avenida João Machado, 320, Centro
Informações – Tel.: (83) 3218.5138
Fortaleza (CE)
01/02/2013, a partir das 14h
Local: Museu do Ceará
Rua São Paulo, 51, Centro
Informações – Tel.: (85) 3101.2610
Curitiba (PR)
04/02/2013, a partir das 14h
Local: Teatro Londrina
Rua Claudino dos Santos, nº 79