O Maracatu Lua Nova promove no dia 5 de fevereiro, terça-feira, festa de 10 anos do grupo e lançamento de seu primeiro CD “Maracatus do Recife”. A partir das 19 horas, o evento acontece na Funarte MG (rua Januária, 68, Floresta), com entrada franca.
Além de subir ao palco para apresentar as músicas de “Maracatus do Recife”, o Lua Nova recebe três convidados: a Guarda de Congo Feminina de Nossa Senhora do Rosário, a Guarda de Moçambique Divino Espírito Santo e o Grupo Ensaios – Samba do Seu Marcelo.
O grupo foi contemplado pelo edital Microprojetos Rio São Francisco, da Fundação Nacional de Artes. “Além da festa, preparamos também uma exposição de fotos desta primeira década de história do Maracatu Lua Nova,”conta André Salles-Coelho, fundador e maestro do grupo.
O primeiro disco
As 22 músicas selecionadas para o primeiro CD do Maracatu Lua Nova são obras musicais registradas no livro “Maracatus do Recife” do maestro, compositor e pesquisador César Guerra Peixe. Entre 1949 e 1953, Guerra-Peixe, recusando um convite para trabalhar em Zurique, foi morar em Recife com o intuito de apreender os costumes e produções culturais do nordeste brasileiro. Lá, conheceu de perto a tradição do maracatu e se aproximou de grupos – principalmente o Maracatu Elefante. O maestro registrou com extremo método e detalhismo nas partituras os toques, os rituais, a dinâmica e o desenvolvimento de uma apresentação de maracatu.
Por esse grande cuidado e seriedade, o livro é hoje considerado a principal referência escrita no estudo do maracatu. “Apesar do livro ser largamente conhecido entre os pesquisadores e praticantes de maracatu, essas melodias, em sua maior parte já estão esquecidas, inclusive entre os integrantes mais antigos dos maracatus mais tradicionais”, afirma André.
História
O Maracatu Lua Nova foi fundado em 21 de outubro de 2002, resultado da vivência de alguns dos integrantes com a tradição do maracatu e de uma grande pesquisa histórica e longo trabalho em busca das raízes da tradição brasileira.
Atualmente, o Maracatu Lua Nova conta com 60 integrantes, que se apresentam com mais de 30 instrumentos. Há 8 anos, o grupo tem sua sede própria, no bairro Aparecida (BH) e realiza apresentações abertas ao públicos, aos sábados, a partir das 16h. Em sua trajetória, Lua Nova se apresentou em Abaeté, Belo Horizonte, Catas Altas, Catas Altas da Noruega, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafayette, Contagem, Entre Rios de Minas, Ferros, Martinho Campos, Nova Lima, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Raposos, Rio Piracicaba, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano. O grupo já lançou dois DVDs onde mostra seu cortejo, suas músicas, danças, ritmos, tradições e o cotidiano de suas atividades.
A agenda de 2013 do Maracatu continua após a festa de comemoração dos 10 anos, o grupo se apresenta dia 11 de fevereiro, segunda de carnaval, nas ruas de Ouro Preto (MG) com o Bloco Candonguêro.
SERVIÇO
Grande Festa Maracatu Lua Nova
Shows, exposição de fotos e lançamento do CD “Maracatus do Recife”
Data: 5 de fevereiro, terça-feira
Horário: 19 horas
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68. Floresta – BH/MG)
Entrada Franca