Produção de documentário coletivo inclui oficinas gratuitas

Cartaz

Estão abertas as inscrições para as oficinas de produção e edição multimídia do Projeto Correspondências. A proposta da ação é produzir um documentário, elaborado coletivamente, em rede, e proporcionar, no processo, o intercâmbio de ideias e imagens entre os participantes. As inscrições para as oficinas são gratuitas e se encerram no dia 10 de março. O projeto foi contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição.

O objetivo principal da iniciativa é explorar as possibilidades narrativas da linguagem audiovisual nas redes virtuais. Como sugere o nome, Correspondências será desenvolvido através da troca de informações entre entre as regiões, a partir das oficinas, com o apoio de parceiros locais. Cada cidade receberá uma oficina. O documentário será realizado em capítulos, por 60 pessoas, selecionadas em cinco capitais brasileiras, uma de cada região do país: Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Rio Branco e São Paulo. Serão selecionados 12 participantes em cada cidade, que vão abordar um tema comum: “Mobilidade”. Durante todo o período de realização do projeto, os integrantes serão estimulados a debater, por meio de recursos eletrônicos virtuais, temas, estratégias e referências.

Os organizadores também pretendem colaborar para a familiarização dos participantes com as linguagens e técnicas das novas mídias; provocar a discussão sobre as fronteiras e relações entre documentário e artes visuais e, ainda, estimular a experimentação das possibilidades de produção colaborativa e de disseminação de conteúdo independente. O resultado final será exibido num evento de encerramento e poderá ser baixado gratuitamente, no site do projeto.

O público-alvo da ação inclui artistas, estudantes e profissionais das artes visuais, do audiovisual e da comunicação. Os grupos de trabalho serão montados considerando a complementaridade dos perfis, tendo em conta os conhecimentos técnicos de cada um. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://garapa.org/lab/. O projeto é uma realização do Garapa, um espaço de criação coletiva, fundado em 2008 pelos jornalistas e fotógrafos Leo Caobelli, Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes.

Correspondências
Projeto contemplado na Rede Nacional Funarte Artes Visuais

Acesse aqui mais informações sobre o projeto, programa das oficinas e contatos

Oficinas gratuitas
Inscrições até o dia 10 de março de 2013
Número de vagas: 12 por cidade
Inscrições e mais informações pelo site: http://garapa.org/lab/

Realização: Garapa