Prorrogada a mostra do Prêmio de Arte Contemporânea 2012 na Funarte MG

Inventário Argila - Foto: Mário Grisolli

Em cartaz, na Funarte MG, desde dezembro de 2012, a exposição Inventário/Argila do artista plástico José Paulo ficará aberta à visitação pública até o dia 21 de fevereiro.

Inventário/Argila é uma instalação resultado da pesquisa/vivência do artista na cidade de Belo Horizonte, nos seus arredores e em outros municípios. A pesquisa se deu em olarias de cerâmica popular, visitas a atelier, museus; e conversas com artistas, pesquisadores e interessados.

A instalação é composta por centenas de trabalhos modelados em argila (sem a queima)  com peças existentes do repertório local realizados por oleiros mineiros. Esses trabalhos em argila estarão dispostos juntos com recipientes das mais variadas formas, ocupando uma grande mesa ao longo do galpão.   No decorrer da mostra algumas das peças de argila serão colocadas em contato com a água, para aos poucos irem se dissolvendo, perdendo sua forma original e voltando ao estado de argila hidratada.

Inventário Argila - Foto: Mário Grisolli

Uma primeira edição deste trabalho foi realizada  na exposição Barroco.oco em abril de 2012 no Sesc-Caruaru . Porém com características bem diferenciadas e com um repertório próprio da região pesquisada, a mostra proposta para Belo Horizonte dialogará com as proporções  do espaço do galpão 5 da Funarte MG.

O acompanhamento curatorial da exposição Inventário/Argila é assinado por Marcelo Campos – crítico de artes, professor e coordenador de graduação-Instituto de Artes da UERJ. Doutor em Artes Visuais- PPGAV da EBA-UFRJ.  Integram a equipe responsável pela mostra a produtora executiva Rosa Melo (PE), e os Designs Gráficos e de Sinalização Zoludesign/ Luciana Calheiros e Aurélio Velho. A concepção artística, criação e coordenação da exposição é do próprio artista José Paulo.

José Paulo

O artista plástico José Paulo vem, nos últimos anos, construindo uma carreira sólida e ascendente. No ano de 2004 participou daTrienal Poli-Gráfica de San Juan em Porto Rico, através de convite do curador colombiano José Ignácio Roca (curador adjunto da Bienal de São Paulo 2006). Em 2005 realizou a mostra Repetir, Repetir, Repetir no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, e representou Pernambuco juntamente com outros artistas, na exposição Territoires Transitoires ocorrida em Paris no ano Brasil-França. Em 2007 apresenta a instalação Quimera na mostra “ Encuentro entre dos Mares – Otras Contemporaneidades – Problemáticas – Bienal de Valencia – Valencia – Espanha através de convite dos curadores Kevin Power ( Inglaterra) e Tício Escobar ( Paraguai). Artista brasileiro convidado para a Décima Bienal de Havana-. Havana – Cuba em 2009 . Entre 2010 e 2012 apresentou o trabalho Para Nunca Mais Me Esquecer no SESC Pompeia em São Paulo, na Pinacoteca Universitária de Alagoas em Maceió, no Centro Cultural Correios em Recife-PE , e no Paço Imperial – RJ.

Mais informações poderão ser consultadas no site : www.josepaulo.org

Contatos – 81.99740244 jpso@uol.com.br

Serviço:

Local: Funarte MG

Rua Januária 68 | Bairro Floresta | Belo Horizonte | MG

Visitação: até 21 de fevereiro de 2013

de segunda a sexta, das 10h às 18h

Informações: 31 32133084

Entrada Franca | Classificação Etária: livre

Realizada por meio do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galpão 05 – FUNARTE  MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *