A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas, recebe, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, três encontros do projeto Brasis. O objetivo é realizar uma experiência pioneira de residências inter-regionais com a participação de artistas de diferentes regiões do país. A primeira etapa acontecerá em Ouro Preto (MG) e depois seguirá para Rio Grande (RS), Aracajú (SE), Macapá (AP) e Corumbá (MS), em data a ser definida em breve. Os encontros do mês de fevereiro ocorrerão na Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), localizada na Rua Alvarenga, nº 794, bairro Cabeças, em Ouro Preto, das 14h às 16h. As vagas serão preenchidas mediante distribuição de senhas, uma hora antes do evento.
A equipe do projeto Brasis pretende estimular o debate sobre a importância das residências na formação e produção do artista, além dos ganhos para a cena cultural da cidade que participa do intercâmbio. A proposta é buscar artistas locais, escolhidos por meio de uma seleção aberta, para vivenciarem trocas nas quais não somente eles sejam beneficiados, mas toda a cadeia produtiva. A expectativa é que o projeto – a médio e a longo prazo, se consolide como uma rede que estimule os próprios artistas a crescerem em seu ofício e se tornarem autores de propostas de intercâmbios desta natureza.
Durante os encontros serão abordados os seguintes temas: “Diálogos em Rede”, “Processos Colaborativos”, “Exemplos de Projetos de Residências Autogestionadas” e “Produção de Múltiplos da Arte Contemporânea”. A ideia é que os próprios participantes dos encontros selecionem o artista que virá para a sua cidade, criando com o grupo uma série de critérios a serem adotados e a forma como o trabalho será feito. O cronograma é o seguinte: de fevereiro a abril, encontros com os artistas em cada cidade; em maio, abertura de envio de propostas dos artistas para as residências; junho, residência com duração de um mês; e, em julho, exposição dos trabalhos produzidos.
Serviço:
Projeto Brasis
Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição
Ouro Preto (MG)
Dias: 22, 23 e 24 de fevereiro, das 14h às 16h
Local: Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) – Rua Alvarenga nº 794, Cabeças – Ouro Preto (MG)
Entrada gratuita
(Serão distribuídas senhas 1h antes do evento)
Em breve, confirmação de local, data e horário nas cidades de Rio Grande (RS), Aracajú (SE), Amapá (AP) e Corumbá (MS).
Regulamento completo no site: http://brasisrede.wordpress.com