Humor é a tônica de três novos espetáculos dos Coletivos Unicamp (SP)

'O Mistério Bufo', só até 3 de março na Funarte SP. Foto: divulgação

Até o início de março de 2013, a Ocupação Coletivos Unicamp manterá, no Complexo Cultural Funarte SP, três espetáculos da nova geração de grupos teatrais criados em torno do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com temas tão distantes quanto o mundo caipira, a revolução comunista e o poder de matar, a programação traz em comum, além da origem dos grupos, abordagens que valorizam o humor e a espirituosidade.

Projeto vencedor do Edital de Ocupação da Sala Carlos Miranda da Funarte, a Ocupação Coletivos Unicamp tem curadoria da Cia de Teatro Acidental e propõe apresentar, até abril, um pouco da experiência em criação e produção de espetáculos concretizada a partir do curso de Artes Cênicas daquela universidade na última década. O projeto oferece, ainda, oficinas e debates sobre o teatro brasileiro contemporâneo.

Os três coletivos convocados a participar desta nova etapa da ocupação são a Honesta Cia de Teatro, já em cartaz com o espetáculo Tará Bão di Sar?, que reúne cenas colhidas em contos de autores brasileiros sobre a cultura do interior de São Paulo, e as companhias Zero Zero e Academia de Palhaços, que chegam sábado, 16 de fevereiro. Elas vão apresentar, respectivamente, a peça juvenil O Caderno da Morte, dirigido por Alice K., e o espetáculo O Mistério Bufo, criado a partir de texto de Vladimir Maiakóvski.

Tará Bão di Sar?
A proposta da Honesta Cia de Teatro, com Tará Bão di Sar?, é trazer o universo caipira, resgatado em contos de autores brasileiros, para o palco da Sala Carlos Miranda: “Os ‘causos’ contados, que vão da comédia ao melodrama, tentam de alguma forma resgatar um pouco da cultura do interior de São Paulo, da musicalidade tradicional das modas de viola, dos cortejos das manifestações religiosas, das histórias de assombração… tudo isso que faz parte da memória de tantos de nós”, resumem os participantes.

O grupo, formado por estudantes que em 2009 foram calouros da Unicamp, tem em seu repertório, além da peça que está sendo apresentada na Carlos Miranda, os espetáculos Antígona, O Burguês Finado, Boca de Ouro e Perdoa-me por me Traíres.

O Mistério Bufo
O Mistério Bufo, baseado em texto do poeta e escritor russo Vladimir Maiakóvski (1893-1930), narra a aventura de 28 sobreviventes de um dilúvio – a revolução comunista. Trabalhadores braçais e ricos poderosos se unem dentro de uma arca da salvação, e ali revivem a própria história da humanidade: ‘conchavos’ são realizados, reis são tronados e destronados, senados são constituídos e dissolvidos, alguns exploram e outros são explorados.

Desde 2007, o grupo Academia de Palhaços, criado por alunos da graduação em Artes Cênicas da Unicamp sob orientação do prof. Luiz Monteiro, estuda a linguagem do palhaço de circo da tradição popular brasileira. O Mistério Bufo mostra o resultado desta pesquisa e tem direção de Fernando Neves, descendente de uma família circense radicada no Brasil desde 1889.

O Caderno da Morte
O Caderno da Morte é a mais recente produção da Cia Zero Zero, também composta por atores saídos do curso de Artes Cênicas da Unicamp. Inspirado numa série japonesa de mangás (em inglês, The Death Note), escrita por Tsugumi Ōba, o espetáculo gira em torno do caderno de um Shinigami, um Deus da Morte, que tem o poder de acabar com a vida daquele cujo nome for escrito em suas páginas. Este instrumento sobrenatural é encontrado por um estudante, chamado Raito, que decide usá-lo para liquidar criminosos pelo mundo afora e criar, assim, um mundo melhor. Raito é avisado pelo Shinigami de que aquele que usa o caderno se torna infeliz, mas o estudante está decidido a usá-lo de acordo com o seu critério de justiça.

A Ocupação Coletivos Unicamp também está com inscrições abertas para duas oficinas gratuitas que acontecerão em março e em abril: Para se medir uma árvore o melhor jeito é derrubá-la, com Artur Kon e Cauê Gouveia, e Produção: o que é e para que serve?, com Ivan Montanari e Mariana Dias. Confira a programação.

Serviço:
Ocupação Coletivos Unicamp

Projeto selecionado pelo Edital de Ocupação da Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural da Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Espetáculo: Tará Bão di Sar?
De 7 de fevereiro a 1 de março | Quintas e sextas, 21h

Com: Honesta Cia de Teatro
Direção: Márcio Tadeu | Assistência de direção: Bernardo Berro | Direção musical e música original: Francisco de Oliveira | Elenco: Amanda Martini, André Sun, Andressa Nishiyama, Bruna Piccoli, Cristiane Taguchi, Gabriela Presti, Gabriella Aly, Isabelle Soares, Lara Prado, Maíra Niaradi, Miguel Damha, Presto Kowask, Ricardo Ikier e Rodrigo Nasser | Laboratório de práticas vocais: Paula Ernandes e Marcelo Onofri | Laboratório de práticas corporais: Melissa Lopes | Cenografia e figurino: Márcio Tadeu | Cenotécnica: Marcos Laporte, Eric Baptista de Oliveira, Rodrigo Nasser, Presto Kowask, Miguel Damha e Ricardo Ikier | Confecção de figurinos: Dalvina Rodrigues, Gabriel Cruz, Laís Fantinati e Cresilda Oliveira Mafra | Programação visual: Platy | Apoio teórico: Cassiano Sydow
Recomendação etária: livre | Duração: 90 minutos
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Espetáculo: O Mistério Bufo
De 16 de fevereiro a 3 de março | Sábados, 21h; domingos, 20h

Com: Academia de Palhaços
Direção: Fernando Neves | Assistência de direção: Kátia Daher | Elenco: Breno Tavares, Bruno Spitaletti, Laíza Dantas, Paula Hemsi e Rodrigo Oliveiras | Pianista: Marcelo Bonvicino | Texto: Vladimir Maiakóvski | Tradução: Laíza Dantas | Direção musical: Fernando Esteves | Direção das vozes: Vânia Pajares | Composições originais: Bruno Spitaletti | Figurino, cenografia e maquiagem: Carol Badra e Leopoldo Pacheco | Assistência de figurino: Carolina Hovaguimian | Cenotécnica: Os Demolidor e as Pantera | Iluminação: Paula Hemsi | Operador de luz: Bruno Garcia | Contra-regra: Eduardo Bordinhon e Wallyson Mota
Recomendação etária: 14 anos | Duração: 80 minutos
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Espetáculo: O Caderno da Morte
De 16 de fevereiro a 3 de março | Sábados e domingos, 16h

Com: Cia. Zero Zero
Direção: Alice K. | Adaptação teatral: Cia. Zero Zero | Dramaturgia: Bruno Garcia | Elenco: Bruno Garcia, Chico Lima, Igor Amanajás, Miguel Atênsia e Thais Brandeburgo | Figurino: Marina Baeder, Patrícia Brito e Lívia de Paula | Cenografia: Laura Di Marc | Sonoplastia: Gregory Slivar e Renato Garcia | Imagens: André Menezes | Iluminação: Eduardo Albergaria | Operador de luz: Erik Morais | Produção: Cia. Zero Zero
Recomendação etária: 14 anos | Duração: 95 minutos
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Oficina: Para se medir uma árvore o melhor jeito é derrubá-la
De 6 a 27 de março | Quartas, das 17h30 às 20h30

Com: Artur Kon e Cauê Gouveia
Público-alvo: artistas da cena (teatro, dança, circo) e também das áreas de música e visuais, e pessoas interessadas
Vagas: 16
Inscrições abertas, pelo site www.teatroacidental.com.br
Gratuita

A oficina abordará alguns procedimentos de criação teatral, utilizados no processo de montagem da peça Macacos me mordam, que diferem dos modos tradicionais de construção da cena. Os ministrantes conduzirão em seguida um trabalho de investigação prática dos materiais levantados, explorando as atitudes e opiniões dos atores. Ao final, serão apontadas possibilidades de costura dramatúrgica, obedecendo a uma lógica não-narrativa, que nasce da própria cena.

Oficina: Produção: o que é e para que serve?
De 4 a 25 de abril | Quartas, das 17h30 às 20h30

Com: Ivan Montanari e Mariana Dias
Público-alvo: interessados a partir de 17 anos
Vagas: 15
Inscrições abertas, pelo site www.teatroacidental.com.br
Gratuita

A oficina pretende mostrar a função da produção – e do produtor – no âmbito do teatro, apresentando os principais editais nacionais; os aspectos e tópicos necessários para se escrever um projeto; os caminhos seguidos por ele até sua aprovação; o que é necessário para que o projeto se realize; prestação de contas e pós-produção.

Mais informações: www.teatroacidental.com.br

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