De 9 a 16 de março, o projeto Olhar Brasileiro – Interações Culturais – Do Sertão de Virgulino ao Berço de Canaima, contemplado no programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, chega à Vila de Caiçarinha, região muito visitada pelo cangaceiro Lampião e seu bando na década de 1920. A comunidade faz parte do distrito de Caiçarinha da Penha, zona rural de Serra Talhada (PE), cidade onde nasceu Virgulino Lampião, o “rei do cangaço”.
Esta é a segunda de quatro oficinas que irão ocorrer nas comunidades do distrito e cada uma terá por produto final uma exposição produzida pelos próprios moradores em todas suas vertentes (produção das imagens, ornamentação, divulgação etc) .
As aulas acontecem na Associação Cultural Papa-Capim e irão capacitar 15 moradores da região em fotografia e gestão cultural, além de auxiliar os alunos na produção das fotos que irão compor a exposição, a ser realizada na própria comunidade.
Após a realização das exposições nas comunidades, as melhores fotos serão selecionadas para a mostra “Sertão de Virgulino”, que irá acontecer em Roraima, na sede do Ponto de Cultura Grupo Teatral A Bruxa Tá Solta, contando com a presença de alunos-autores pernambucanos.
As oficinas em Caiçarinha terão como instrutores os fotógrafos e produtores culturais pernambucanos Alvaro Severo e Luiz Netto. Mais informações no Ponto de Cultura Centro Dramático Pajeú, Serra Talhada (email: cdpteatro@bol.com.br) ou através do site www.latitude7.com.br.