O presidente da Fundação Nacional de Artes, Antonio Grassi, e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, reuniram-se na quarta-feira, dia 20/2, na sede da Funarte, no Rio. No encontro, Grassi fez um balanço do Ano do Brasil em Portugal, e falou sobre as atividades previstas para o encerramento do evento, do qual é comissário-geral.
As ações do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil tiveram início em ambos os países no dia 21 de setembro e vão se estender até 10 de junho de 2013. Os eventos incluem múltiplas iniciativas culturais e empresariais, por meio de uma estrutura de cooperação entre entidades e agentes públicos e privados. A ideia é que sua realização simultânea amplie a valorização dos elos entre as duas nações. Os dois projetos têm o objetivo comum de promover encontros que estimulem a criatividade e a diversidade do pensamento e das manifestações artísticas e culturais de ambos os países, além de intensificar o intercâmbio científico e tecnológico e estreitar as relações econômicas entre as duas nações.
CEU das Artes – Antonio Grassi e a ministra também conversaram sobre o projeto CEU (Centros Unificados) das Artes, do Ministério da Cultura. Os CEUs das Artes e dos Esportes são adaptações das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), projeto lançado em 2010 dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A diferença é a valorização do intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas. Os espaços servirão para a formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos. A previsão do Ministério da Cultura é abrir 360 CEUs das Artes e do Esporte em 325 municípios.