Tânia Brandão fala sobre a ‘Negra Cena de Alma Branca’, no Arena (SP)

Tânia Brandão. Foto: divulgação

O projeto Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, que ocupa o Teatro de Arena Eugênio Kusnet da Funarte, em São Paulo, por ter sido selecionado em Edital de Ocupação, trará dia 27 de fevereiro de 2013, quarta-feira, a professora universitária, crítica e historiadora Tânia Brandão para uma palestra seguida de debate sobre a dramaturgia afrodescendente no Brasil.

Sob o título Impasses Poéticos na Cena Brasileira: Negra Cena de Alma Branca,, o encontro terá início às 19h, com entrada franca.

Em sua fala, Tânia Brandão partirá de uma perspectiva histórica na abordagem do tema, e tomará como referência dois importantes movimentos no cenário teatral brasileiro: o Teatro Experimental do Negro (TEN), idealizado por Abdias Nascimento, e o Teatro Profissional do Negro (TEPRON), criado por Ubirajara Fidalgo.

Sobre Tânia Brandão: possui bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1973), licenciatura plena em História pela UFRJ (1974) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1998). É livre-docente em Direção Teatral pela UNIRIO. Exerceu a função de crítica de teatro em diversos periódicos.Atualmente, é professora aposentada colaboradora do PPGT – UNIRIO. Integra diversas comissões de premiação, curadoria e de organização de
eventos teatrais. É pesquisadora de História do Teatro Brasileiro e orientadora de pesquisas de Mestrado e Doutorado. É professora de Teoria e História do Teatro. Coordenou o GT Teatro Brasileiro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Arters Cênicas (Abrace) até seu VI Congresso, em 2010. Integrou o Júri do Prêmio Shell de Teatro RJ (2005-2010). Integra o Prêmio APTR de Teatro (2006). Integrou o Fórum Mensal de Crítica de Teatro de O Globo (2008-2009). É crítica de teatro assistente de O Globo (2010).

Serviço

Ciclo de palestras-debates da Mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada. Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo, SP. Tel: (11) 3256 9463

Palestra-debate: Impasses Poéticos na Cena Brasileira: Negra Cena de Alma Branca

27 de fevereiro | Quarta-feira, 19h

Com: Tânia Brandão

Entrada Franca

Mais informações: www.melaninaacentuada.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *