Rodrigo dos Santos é Fela Kuti em ‘O Subterrâneo Jogo do Espírito’ (SP)

Fela Kuti, o criador do 'Afrobeat', é tema de espetáculo no Arena. Foto: Silvana Marques

Tão polêmico quanto reverenciado, o nigeriano Fela Anikulapo Kuti – ou, simplesmente, Fela Kuti – é o protagonista de O Subterrâneo Jogo do Espírito, monólogo de Rodrigo dos Santos que estreia na quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo (SP). A peça participa da mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, vencedora de Edital de Ocupação da Funarte em 2012, e chega ao Arena para uma curta temporada – apenas até 17 de março.

Com direção, interpretação e dramaturgia de Rodrigo dos Santos (ator de teatro, cinema e TV), O Subterrâneo Jogo do Espírito inspira-se livremente em passagens da vida de Fela Kuti, músico e ativista político que viveu entre 1938 e 1997: tempo suficiente para criar um movimento cultural de repercussão planetária e um novo gênero musical, o Afrobeat. Cantor, compositor, trompetista, saxofonista e tecladista, Fela Kuti combateu os abusos da ditadura militar em seu país usando, como arma, sua música – uma combinação de ritmos afro-americanos como o soul, o funk e o jazz, e elementos musicais tradicionais da Nigéria.

Em O Subterrâneo Jogo do Espírito, a trama tem início no retorno de Fela Kuti à Nigéria depois de longa turnê pelos Estados Unidos, munido de uma nova consciência política sob a influência do pensamento dos Panteras Negras e da biografia de Malcom X. Numa relação direta com o público, que se torna parte integrante na realização do espetáculo, Rodrigo dos Santos explora os temas que foram objeto da crítica e do louvor de Fela ao longo de sua vida: a política do governo nigeriano e das das multinacionais, o imperialismo, a corrupção, a religião, as culturas tradicionais, a morte, a música, o Afrobeat, o Pan-africanismo e negritude, e seu país. Fela Kuti nasceu em Abeokuta, capital do estado nigeriano de Ogun, e morreu em Lagos, a menos de cem quilômetros de sua cidade natal.

Serviço:
Mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada
Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo, SP. Tel (11) 3256 9463

Espetáculo: O Subterrâneo Jogo do Espírito
De 28 de fevereiro a 17 de março | De quinta a domingo, às 20h
Ingressos: R$ 20 (meia: R$ 10). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Um ingresso por pessoa
Recomendação etária: 16 anos | Duração: 70 min

Direção, dramaturgia e interpretação: Rodrigo dos Santos
Produção: Anna Paula Black, Cridemar Aquino, Sarito Rodrigues e Valéria Monã | Direção de movimento e preparação corporal: Denis Gonçalves | Assistência de direção: Ângela Câmara | Desenho de luz: Jorginho de Carvalho | Assistente de iluminação: Poliana Pinheiro | Operador de luz: Bruno Gomes | Vídeo: Shirley Cruz e Paulinho Sacramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *