Projeto Diálogos de Dança faz ‘lounge’ de ideias, na Funarte SP

Sala Renée Gumiel será 'lounge' de ideias sobre dança contemporânea

Fazendo jus ao próprio nome, o projeto Diálogos de Dança realiza, na Funarte São Paulo, um encontro aberto entre artistas, produtores e público para pensar a dança como um canal de comunicação e conexão: um “lounge de ideias”. O evento, que tem entrada franca e não requer inscrição prévia, está marcado para sábado, dia 9 de março de 2013, a partir das 14h30.

Quem vai mediar o “lounge” é Nirvana Marinho, artista de dança com mestrado em Comunicação e Semiótica. Ela recebe, como convidado, o coordenador de Dança da Funarte, Fabiano Carneiro, para uma exposição das ações desenvolvidas e planejadas pela entidade, nas áreas de fomento, circulação e difusão da dança pelo país. Com esta mesma pauta, a Coordenação de Dança, vinculada ao Centro de Artes Cênicas da Funarte, esteve presente, no ano de 2012, em várias cidades e regiões, de norte a sul do Brasil: Manaus, Recife, Ceará, Curitiba e Goiania foram algumas delas. “Nossas propostas surgem de um contínuo diálogo com o setor”, lembra Fabiano.

A Codança/Funarte é responsável por projetos como o “Outras Danças”, encontros entre gestores, bailarinos, coreógrafos, críticos e produtores que investigam novos caminhos para a dança na América Latina. A segunda edição do evento, em 2012, intitulada Outras Danças: Brasil | Uruguai | Argentina – Territórios e Movimentos, sediou na cidade de Porto Alegre (RS) uma ampla programação, totalmente gratuita, iniciada com residências artísticas. Elas envolveram 26 dançarinos brasileiros, definidos por um processo democrático de seleção pública, entre 136 inscritos. Os coreógrafos Adriana Belbussi Figueroa (Uruguai) e Luis Garay (Argentina) coordenaram, separadamente, dois grupos de 13 artistas que, além de desenvolver trabalhos, em solo e em duo, exibidos mais tarde em mostra internacional, propuseram estratégias, vinculadas à valorização da dança na América Latina.

Outro marco em 2012 foi o aumento significativo da dotação orçamentária do Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança, que saltou de um investimento de R$ 4 milhões para R$ 6 milhões, distribuídos entre 82 projetos. Representaram recorde, também, as Oficinas de Capacitação Técnica e Artística em Dança: foram 39, ao todo, pelo país adentro, no maior circuito já realizado pela Funarte no setor.

Fabiano Carneiro lembra que a Coordenação de Dança também exerceu papel de destaque, em 2012, em iniciativas internacionais como o Ano do Brasil em Portugal e o ano de Portugal no Brasil, que integraram ações simultâneas intercontinentais.

Sobre Nirvana Marinho: artista da dança e gestora cultural, Nirvana Marinho coordenará o “lounge” na Funarte. É graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Lecionou como professora convidada na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), no projeto Dança Vocacional da Secretaria Municipal de São Paulo. Atuou como coordenadora pedagógica e recentemente foi professora na Escola Técnica de Artes (ETEC). Integrou, no triênio 2008-2010, a comissão organizadora do Seminário de Dança do Festival de Dança de Joinville (SC). É coordenadora, desde 2006, do projeto Acervo Mariposa. Atualmente, é Supervisora Artístico-Pedagógica da Fábrica de Cultura Jaçanã (Poiesis). Em abril de 2004, Nirvana Marinho ministrou, na Funarte SP, palestra sobre a relação entre dança e performance no mundo contemporâneo.

Projeto Diálogos de Dança
Contemplado no Edital de Ocupação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Lounge de Ideias
Dia 9 de março | Sábado, às 14h30

Com Nirvana Marinho e Fabiano Carneiro

Entrada Franca

Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177
Mais informações: comunicacaosp@funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *