Projeto Lastro: palestra e oficina em Natal (RN)

Logo Lastro

Natal recebe, entre os dias 22 e 26 de abril, a segunda etapa do projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte: Encontros de arte e crítica, da curadora Beatriz Lemos. Além de uma palestra com a própria autora, a programação inclui também uma oficina com a pesquisadora, crítica de arte e curadora Marisa Florido. Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, o projeto tem como objetivo principal o desenho de redes de trabalho entre agentes culturais, e busca também fazer uma pesquisa curatorial das cenas de arte, na região Nordeste do Brasil.

A curadora Beatriz Lemos faz palestra sobre a experiência do projeto Lastro, a construção da pesquisa e as diversas possibilidades que a articulação em rede pode oferecer, inclusive a ativação de possíveis intercâmbios.

Crítica de arte, Marisa Florido é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais  da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com diversos textos publicados, ela participa de um workshop, onde serão discutidas propostas de comunicação e pontos de reflexão da mobilidade na arte, além de questões sobre circuitos e sistemas de arte.

Sobre o projeto

O projeto Lastro já passou por Salvador (BA) e, depois, seguirá para João Pessoa (PB), Recife (PE), São Luís (MA) e Aracaju (SE). Entre as atividades programadas estão palestras, que tratam dos intercâmbios livres em arte e experiência da plataforma Lastro, nas quais serão enfatizados os seguintes temas: pesquisa, viagem, (re)conhecimento e proposta curatorial.

Os encontros contam também com a participação de artistas e críticos convidados, que ministram oficinas sobre a temática das propostas de comunicação, pontos de reflexão da mobilidade, circuitos e sistemas de arte. Ainda, serão feitas entrevistas e visitas a artistas e espaços culturais para a ativação de possíveis intercâmbios. A rede iniciada pelo projeto já inclui oito dos vinte países que formam a América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Paraguai – e foi base de pesquisa para diversas iniciativas.

Sobre a autora do projeto

Beatriz Lemos é licenciada em História da Arte pela UERJ e mestranda em História Social da Cultura PUC-RJ. Trabalhou, entre 2002 e 2008, como assistente na área de pesquisa e curadoria no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Dedica-se, atualmente, à curadoria independente com pesquisa voltada para a arte contemporânea e seus desdobramentos em redes. Integra a equipe de coordenação do Programa de Residência Terra UNA, em Minas Gerais, e articula projetos intercâmbios entre cenas de arte na América Latina, participando de residências e idealizando exposições no Brasil e exterior. É uma das editoras da Revista de Arte Elástica e idealizadora do projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte.

Projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte – Encontros de Arte e Crítica
Contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição

22 de abril
Palestra com a curadora Beatriz Lemos
Local: Galeria Conviv´ Art do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN

De 23 a 26 de abril
Workshop com a pesquisadora, crítica de arte e curadora Marisa Florido
Local: Galeria Conviv´ Art do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN
30 vagas

Inscrições:
Secretaria do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN localizado no Centro de Convivência da UFRN
Av. Senador Salgado Filho, 3000 – Natal (RN) – Campus Central
Das 8h às 11h30 e  das 14h às 17 h
Telefone: (84) 3215 3237 e-mail : nac@reitoria.ufrn.br

Leia mais sobre o Lastro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *