A Fundação Nacional de Artes – Funarte comemora com artistas, produtores e técnicos de todo o Brasil o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro.
Aos profissionais das lonas, trupes e grupos que transformam proeza e ousadia em espetáculo; e aos que atuam no teatro, nesta arte considerada única, efêmera, que coloca um homem – o artista – na frente de outros homens – público –, refletindo sobre nossa existência, seja através da tragédia, do drama ou da comédia, nosso parabéns!
O Dia Nacional do Circo presta homenagem ao nascimento do inesquecível Palhaço Piolin. E o Dia Mundial do Teatro, criado em 1961, marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
Na área circense, a Funarte atua em duas frentes: por meio da Coordenação de Circo, responsável pela elaboração das políticas de fomento à produção, difusão e documentação; e da Escola Nacional de Circo (ENC), instituição de ensino que oferece cursos regulares de formação e reciclagem de artistas.
Na área teatral, a instituição desenvolve políticas de fomento à produção, circulação, ampla atividade cultural de excelência, impulsionando a cadeia produtiva do setor, através de atividades a serem realizadas em cada espaço cultural, que têm como responsáveis o Centro de Artes Cênicas da Funarte e a Coordenação de Teatro.