Foi inspirada por movimentos culturais que vêm sendo organizados pelos próprios artistas na cidade de Belo Horizonte, como blocos de carnaval, festivais e coletivos, que a Mostra Palavra Som foi criada. O festival prioriza o som novo da palavra e a ação conjunta, o intercâmbio e a difusão da arte. No ano passado, primeira edição envolveu mais de 18 artistas, 14 shows, três oficinas e um público de mais de duas mil pessoas. Este ano, a Mostra Palavra Som foi contemplada pelo Edital Funarte Mais Cultura – Micro Projetos Bacia São Francisco e acontece na Funarte MG, de 08 a 14 de abril. Será uma semana inteira de programações gratuitas e a preços populares.
O projeto contará com três oficinas gratuitas e quatro shows. Haverá lançamento do CD de coletânea de músicas dos artistas Palavra Som 2012 nas redes sociais e no site do festival. Todos os shows serão transmitidos pela internet e serão gravados e, posteriormente, divulgados no site da Mostra. Antes de cada show, o projeto ainda prevê a exibição de entrevistas com os artistas e registros feitos pelo ateliê de audiovisual “Laboratório Filmes” sobre a cena da canção contemporânea em Belo Horizonte. De quinta a domingo serão realizados um show por noite com grupos e artistas cancioneiros da cena belorizontina.
Na quinta, dia 11 de abril, às 20h, será a vez do encontro de três jovens compositores: L. G. Lopes, Gustavito e Alexandre Andrés apresentam suas canções no show “Terra das laranjeiras”. Na sexta, dia 12 de abril, às 20h, é a vez do grupo Projeto Saravá que recentemente lançou o seu primeiro trabalho autoral o EP “Geraizero do Arraiá”. No sábado, dia 13, às 20h, apresentam-se: Jennifer Souza, Thiago Correa e Leonardo Marques com um trabalho intitulado “Triciclo”. No encerramento do festival, domingo, dia 14 de abril, duas sessões, às 18h e 20h, do show de lançamento do CD “Anterior” de Pablo Castro.
As oficinas, gratuitas, acontecem de segunda a quinta. Serão oferecidas oficinas de Criação Audiovisual na Canção com o ateliê de audiovisual Laboratório Filmes; oficina com o crítico musical e escritor paulista Jocê Rodrigues que irá propor uma discussão sobre O Papel e a Produção da Crítica Musical Contemporânea, seus limites e potências; e ainda, oficina sobre Canção e Análise Musical do Trabalho Histórico do Clube da Esquina com o compositor e músico Pablo Castro. As inscrições podem ser feitas até dia 05 de abril pelo e-mail palavrasom@gmail.com.
A semana da canção contemporânea possui o olhar direcionado para a produção de compositores que, atualmente, movimentam a cena musical autoral de Belo Horizonte. A maior parte desses artistas encontra-se no início de suas carreiras, alguns já tendo gravado seu primeiro disco e outros ainda encontram-se em processo de viabilizar a primeira gravação. A ideia é fomentar e divulgar a nova geração de compositores e apostar na formação de público do gênero canção autoral.
As oficinas foram pensadas para propiciar tanto ao público quanto ao artista um contato maior com ato de criar, compor e discutir sobre a produção da arte.
MOSTRA PALAVRA SOM- SEMANA DA CANÇÃO CONTEMPORÂNEA
Programação: 08 a 14 de Abril de 2013
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Floresta.
Shows de quinta a domingo
Ingressos: R$12,00/ Meia R$ 6,00
Lotação: 140 lugares
Quinta 11 de abril
20h – Luiz Gabriel Lopes, Gustavito e Alexandre Andrés Terra das laranjeiras
Sexta 12 de abril
20h – Projeto Saravá EP Geraizêro do Arraiá
Sábado 13 de abril
20h – Jennifer Souza, Thiago Correa e Leonardo Marques Triciclo
Domingo 14 de abril
18h e 20h – Pablo Castro Lançamento do CD Anterior
Oficinas gratuitas
09 e 10 de Abril – 19h às 22h
Jocê Rodrigues (SP) – “O corpo (neo)barroco: a crítica musical como ponte poética”
08 e 09 de Abril – 14h às 17h
Pablo Castro – “Anatomia da canção mineira – Um raio x na obra do Clube da Esquina”
09, 10 e 11 de Abril – 10h às 12h
Laboratório Filmes- Ateliê de audiovisual- “Bota cara Alemão!”
Oficinas sujeitas à lotação
Inscrições: palavrasom@gmail.com até dia 05 de abril
Programação completa www.palavrasom.com