Nos dias 17,18 e 19 de abril, no Rio de Janeiro, realiza-se o Fórum Cultural Olimpico e Paraolímpico 2013, no Museu Nacional de Belas Artes (Centro) e na Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna). O evento é uma iniciativa do British Council, em parceria com o Ministério da Cultura e apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Jeanine Pires, secretária-executiva do MinC, representando a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e Antonio Grassi, presidente da Funarte, estiveram presentes ao evento no dia 18, quinta-feira. O Unlimited – Arte sem Limites, ligado ao Fórum, será realizado nos dias 20 e 21 de abril, (sábado e domingo), no Sesc Madureira. O festival inclui filmes e apresentações, exposição e oficinas, abertas ao público.
O Fórum Cultural Olimpico e Paraolímpico visa a promover o diálogo entre os representantes das Olimpíadas Culturais de Londres e das instituições brasileiras que vão atuar na programação cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A proposta é compartilhar a experiência recente de Londres, antecipando questões que possam inspirar a Rio 2016, a partir dos aprendizados e sucessos do Festival London 2012. A iniciativa reuniu mais de 19,5 milhões de pessoas em 12 semanas de ações culturais, com 25 mil artistas envolvidos.
O festival Unlimited inclui oficinas de dança, teatro, música e performance. Todas são abertas ao qualquer pessoa que tenha interesse em artes performáticas – portadora ou não de deficiência, mediante inscrição prévia. Não é necessário ter nenhuma experiência. A exposição do festival reúne trabalhos produzidos por 30 artistas britânicos, com e sem deficiência, durante a Olimpíada Cultural de Londres 2012, no festival, que acompanhou os Jogos Paraolímpicos. O Unlimited é realizado pelo British Council, em parceria com a People’s Palace Projects e o SESC (Serviço Social do Comércio), e tem apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes – Funarte.
Para Antonio Grassi, presidente da Funarte, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos oferecem uma oportunidade única para Brasil de difundir sua presença cultural, no país e pelo mundo. “O Fórum abrirá um debate importante com o setor cultural brasileiro e vai iniciar uma troca de ideias com a equipe britânica que realizou as Olimpíadas Culturais de Londres 2012. Eles abriram muito espaço para os artistas brasileiros no ano passado e agora estão conosco, para passar o bastão, rumo ao nosso festival cultural da Rio 2016″.
Alguns dos produtores e líderes culturais mais importantes do Reino Unido estão confirmados no Fórum 2013 – entre eles Ruth Mackenzie, Diretora da Olimpíada Cultural & Festival de Londres 2012; Jude Kelly, Diretora Artística do Southbank Centre, Membro do Conselho da Olimpíada Cultural e cocuradora do Transform; Jenny Sealey, Codiretora da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 e Diretora Artística da GRAEAE; Justine Simons, Diretora de Estratégia Cultural da Junta da Área Metropolitana de Londres; e Moira Sinclair, Diretora Executiva do Arts Council England London and South East.
O Transform
O Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico e o Unlimited fazem parte do Transform, programa do British Council que reconhece o que há de melhor nas artes no Brasil e Reino Unido, deixando um legado, a partir dos vínculos olímpicos entre os dois países. As ações são realizadas em parceria com o People´s Palace Projects, responsável pela curadoria e produção executiva, e recebem o apoio das organizações britânicas Arts Council England e Creative Scotland. O Unlimited conecta produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, buscando fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições de ambos os países para resultados em longo prazo, em áreas de excelência, a saber: Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Criatividade, Conhecimento, Sustentabilidade, Patrimônio, Esportes, Comércio e Música.
Mais informações: www.britishcouncil.org.br/transform
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
Mais informações: www.britishcouncil.org.br
Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico 2013 – Programação
17 de abril (quarta-feira)
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Arena da Pavuna)
Seminário – período da manhã
8h – Inscrição e café da manhã de boas-vindas
8h30 – Foto Oficial do Evento
9h – Introdução: Paul Heritage (Diretor executivo da PPP e Curador do Fórum) e Marcus Vinicius Faustini (Escritor, cineasta, diretor teatral e coordenador da Agência de Redes para Juventude)
9h10 – Abertura Oficial: Luiz Coradazzi (Diretor de Artes do British Council Brasil) e Juana Nunes (Diretora de Educação e Comunicação para Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura)
9h30 – Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum)
9h40 – Ruth Mackenzie (Diretora da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games). Tema: A experiência de Londres no envolvimento de campanhas artísticas e produtores de pequeno porte na programação Cultural das Olimpíadas.
9h50 – Matthew Peacock (CEO do Streetwise Opera / With One Voice)
10h às 10h15 – Coffee break
10h15 às 11h30 – Grupos de Trabalho (5 grupos com 20 pessoas cada)
11h30 às 12h30 – Plenária – Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum), Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum) e Marcus Vinicius Faustini (Escritor, cineasta, diretor teatral e coordenador da Agência de Redes para Juventude) e Relatores
Seminário – período da tarde
13h – Inscrição
13h30 – Introdução: Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum) e Marcus Vinicius Faustini (Escritor, cineasta, diretor teatral e coordenador da Agência de Redes para Juventude)
13h40 – Abertura Oficial: Lucimara Letelier (Diretora Assistente de Artes do British Council) e Juana Nunes (Diretora de Educação e Comunicação para Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura)
13h50 – Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum)
14h – Jude Kelly (Diretora Artística do Southbank Centre e Membro do Conselho da Olimpíada Cultural e Cocuradora do Fórum), Jenny Sealey (Codiretora da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, Diretora Artística da GRAEAE), Teresa Taquechel (Diretora da Pulsar Cia. De Dança) e Cláudia Werneck (Escola de Gente)
14h30 às 17h – Grupos de trabalho (5 grupos com 20 pessoas cada)
17h às 18h – Plenária: Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum) e Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica) e Relatores
18 DE ABRIL (quinta-feira)
Local: Museu Nacional de Belas Artes
8h – Café da manhã de boas-vindas
– Fotografia Oficial do Evento
– Abertura Oficial: Sr. Richard Masters, Diretor Executivo do British Council Brasil
– Secretária-executiva do Ministério da Cultura – Sra. Jeanine Pires
– Embaixador Britânico no Brasil – Exmo Sr. Alan Charlton
– Sr. Márcio Fortes de Almeida – Presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO)
– Sr. Antonio Grassi – Presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte)/ Ministério da Cultura
Mesa 1: Inspiração, Regeneração, Transformação
Mediadora: Adriana Rattes (Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro)
Palestrantes: Justine Simons (Diretora de Estratégia Cultural da Junta da Área Metropolitana de Londres / Greater London Authority), Jude Kelly (Diretora Artística do Southbank Centre e Membro do Conselho da Olimpíada Cultural e Cocuradora do Fórum) e Ruth Mackenzie (Diretora da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games)
– Coffee break
Mesa 2: Como Arte e Cultura podem exaltar a missão dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Mediador: Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum)
Palestrantes: Moira Sinclair (Diretora Executiva do Arts Council England London and South East), Leonie Bell (Diretora da Programação Criativa Londres 2012 e Glasgow 2014 do Creative Scotland, Nigel Hinds (Produtor Criativo da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG (London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games)
– Sessão de Análise de Estudo de Casos
Transformação Social:
II. Revitalização Urbana
III. Jogos Paraolímpicos
IV. Atrações Internacionais
V. Atrações Nacionais
VI. Mídia Digital e Transmissão
VII. Participação e Aprendizado
17h às 18h – Plenária (Sessão) – Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum), Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum), Luiz Coradazzi (Diretor Artístico do British Council Brasil), Juana Nunes (Diretora de Educação e Comunicação para Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura)
19 DE ABRIL (sexta-feira)
Local: Museu Nacional de Belas Artes
8h30 – café da manhã de boas-vindas
9h – Mesa 3 : Jogos Paraolímpicos e Cultura
Mediador: Daniela Negromonte (Representante da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro – TBC).
Palestrantes: Jude Kelly (Diretora Artística do Southbank Centre e Membro do Conselho da Olimpíada Cultural e Cocuradora do Fórum), Jenny Sealey (Codiretora da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos, Londres 2012 e Diretora Artística do GRAEAE) e Cláudia Werneck (Escola de Gente)
10h45 – Coffee Break
11h – Mesa 4 : O Papel do Artista: Antes, Durante e Depois
Mediadora: Rejane Rodrigues (Diretora de Operações e Serviços APO)
Palestrantes: Sarah Weir (Diretora do The Legacy List, Ex-Gerente de Estratégia Cultural e Artística da Autoridade de Entrega Olímpica) e Ruth Mackenzie (Diretora da Olimpíada Cultural Londres 2012, LOCOG – London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games)
13h30 – Mesa 5: Construindo Parcerias e Relações com Patrocinadores: O Desafio das Marcas
Mediador: Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum)
Palestrantes: Adriana Barbedo (Gerente de Proteção da Marca Rio 2016), Francesca Canty (Assessora da Programação Cultural do Reino Unido LOCOG – London Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games), Jenny Waldman (Produtora Criativa da Olimpíada Cultural Londres 2012 LOCOG) e Eric Klug (Diretor Sênior de Parcerias e Diretor do British Council São Paulo)
15h às 17h: Sessão de Análise de Estudo de Casos
I. Acessibilidade
II. Marcas/Patrocínio
17h – Sessão Plenária – Paul Heritage (Diretor Executivo da PPP e Curador do Fórum), Cid Blanco (Superintendente de Cultura Comunicação e Eventos, APO – Autoridade Pública Olímpica e Curador do Fórum), e Relatores (representantes da Agência de Redes para Jovens)
____________________________________
Festival Unlimited – Arte sem Limites
Programação
Dias 20 e 21 de abril de 2013
Sesc Madureira – Rua Ewbanck da Câmara, 90
Arte Do Burlesco e Cabaré
com Mat Fraser e Julie Atlas Muz
Das 14h às 17h
Dança
com Marc Brew Company
Das 12h às 14h
Música
com Lewis Gibson e Alex Bulmer
Das 12h às 16h
Teatro e Performance
com Graeae (Amit Sharma e Jenny Sealy)
Das 12h às 15h
Obs. Transporte gratuito (Cinelândia – Madureira), com vagas limitadas
Horários e pontos de partida das vans
Local saída: Rua do Passeio próximo à Praça Floriano Peixoto (Cinelândia)
Horários saída: 10h / 10h10 / 16h / 16h15 / 16h30 / 17h / 17:30
Retorno de Madureira: 17:30 / 19h / 20:30
OBS.: Serão oferecidas vans adaptadas para transporte de cadeirantes.
Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da Cultura
________________
Transform
Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico 2013
Festival Unlimited – Arte sem Limites
Idealização: British Council
Realização: Ministério da Cultura, British Council & People’s Palace Projects do Brasil /Reino Unido
Curadoria: Paul Heritage & Cid Blanco
Cocuradoria: Jude Kelly
Apoio: Arts Council England, Queen Mary University of London, Creative Scotland & Autoridade Pública Olímpica
Produção
Fórum Cultural Olímpico e Paraolímpico: FSR Produções
Transform: Curto Circuito Produções