Depois de um intervalo de estreias de quase quatro anos, o Nômades Grupo de Dança apresenta seu mais novo espetáculo, Palavras em Giz, nos dias 15 e 16 de junho, no Teatro Goiânia, na cidade de Goiânia (GO). Contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna 2012, Palavras em Giz será apresentado ainda neste ano em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre.
A coreógrafa e diretora artística Cristiane Santos explica que o novo trabalho do grupo está repleto de novidades, a começar pelo tema principal. “Havia uma cobrança de muitas pessoas que acompanham a trajetória do grupo para que o tema das coreografias fosse algo diferente do que vinha sendo trabalhado: a relação entre o indivíduo e a sociedade vivendo suas angústias e prazeres. Embora esta temática esteja longe do esgotamento, essa cobrança me deu um insight para o tema de ‘Palavras em Giz’: as nossas marcas pessoais”, revela.
Pela primeira vez, o grupo apresentará um espetáculo com trilha sonora original, desenvolvida por Gleyson Andrade, músico goiano da nova geração que tem atuado como compositor, instrumentista, arranjador e produtor musical de artistas dentro e fora do país. A trilha será a única “marca pessoal” explícita da coreógrafa. “Sou negra e quis que essa fosse a minha marca pessoal no espetáculo, por meio de uma trilha sonora que faz referência direta a minha formação em dança afro. Todos os outros elementos do espetáculo são referências às marcas pessoais de quem vivenciou o processo de criação”, explica Cristiane.
Durante a fase de pesquisa, o grupo experimentou um método de investigação longo e doloroso que mais pareceu uma terapia em grupo. “A história pessoal de cada um passou a ser material para o espetáculo. Por isso, foi preciso um longo tempo para resgatar na memória tudo aquilo que o corpo já tem como registro e depois converter isso em dança”, resume o bailarino Valter Caldeira.
A premiada artista plástica Anna Behatriz Azevêdo, referência goiana quando o assunto é videoarte, recebeu a missão de criar o que está sendo chamado de “videoscenário”, um recurso que vai alternar entre a cenografia e a linguagem do vídeo, mas com função de cenário. “Já fui bailarina do Nômades e vejo que o diálogo estético entre vídeo e dança é possível e necessário. Meu principal desafio é fazer com que as imagens também componham a coreografia, deixando de ser cenário desassociado da dança”, informa Anna.
Alexandre Greco é responsável pela criação e operação da iluminação e Wagner Gonçalves pelo cenário.
Palavras em Giz recebeu financiamento pela Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, iniciativa da Prefeitura Municipal de Goiânia.
Sobre o grupo
O Nômades Grupo de Dança começou suas atividades como núcleo experimental de dança no IFG (antigo CEFET-GO), em 2002. A estreia do novo espetáculo é o início de uma extensa programação de atividades da comemoração dos 11 anos do grupo, que pode ser vista na página da companhia no Facebook (www.facebook.com/nomadesdanca).
Palavras em Giz
Com o Nômades Grupo de Dança
Dias 15 e 16 de junho de 2013
Sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Ficha técnica:
Direção: Cristiane Santos
Elenco: Laís Guerra, Valter Caldeira, Ludmila Rocha, Jayme Marques, Nique Gomes e Tatielly Machado
Criação e operação de iluminação: Alexandre Greco
Cenário:Wagner Gonçalves
Trilha sonora original: Gleyson Andrade
Videoarte: Anna Behatriz Azevêdo
Duração: 54 minutos (aprox.)
Classificação: livre
Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada)
Local: Teatro Goiânia
Endereço: Avenida Anhanguera, esquina com Avenida Tocantins – Goiânia (GO)
Mais informações
(62) 3201-4684
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012.