“Olhar Brasileiro” encerra atividades em Pernambuco e Roraima

O Projeto “Olhar Brasileiro – Interações Culturais” inaugura, em 29 de junho, em Pernambuco, a mostra final Do Sertão de Virgulino ao Berço de Canaima. O lançamento será no Museu do Cangaço, instituição mantida pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, e vai reunir as melhores fotos das exposições pernambucanas e as selecionadas das turmas de Roraima, num total de 80 fotos.

Do Sertão de Virgulino ao Berço de Canaima é o resultado das oficinas de capacitação que atenderam comunidades rurais de Pernambuco, além de assentamentos e comunidades indígenas em Roraima.

Em maio, foram realizadas exposições em Serra Talhada (PE), com os trabalhos de cada turma, nas comunidades capacitadas: Fazenda Barreiros, Santana de Cima, Conceição de Cima e na Vila de Caiçarinha da Penha.

O município de Serra Talhada foi escolhido para local da mostra final por ser a terra natal do mais famoso cangaceiro – Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Na abertura, haverá a apresentação do Grupo de Xaxado Gilvan Santos e a degustação do Bode Enterrado, prato típico dos cangaceiros criado pelo próprio Virgulino Lampião, que cozinhava a comida embaixo da terra para não deixar rastros para as volantes que o perseguiam.

Nesta exposição final, estarão presentes em Pernambuco quatro alunos das turmas de Roraima, sendo dois indígenas e dois trabalhadores rurais dos assentamentos participantes.

Em 25 de julho, a mostra final segue para Roraima, com as exposições em cada comunidade roraimense capacitada. Antes, as duas turmas indígenas da Comunidade da Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, exibem em suas terras as exposições Cultura Macuxi I e Cultura Macuxi II, a partir de 24 de julho.

No Assentamento Anauá, na Vicinal 06, acontece também a exposição Trabalho Rural na Amazônia, enquanto a Vila Martins Pereira exibe a mostra Igarapé Martins Pereira, que documenta a relação da comunidade com o tradicional igarapé local. Na ocasião, o projeto fará a doação de uma coleção de literatura de cordel, típica do sertão, para o ponto de leitura local, além de celebração comunitária com Rodas de Mestres, Cantorias e Brincadeiras do Lindô – com os Mestres Zé da Viola, Dona Lourdes e Dona Bié.

A mostra final Do Sertão de Virgulino ao Berço de Canaima chega finalmente a Boa Vista (RR) no dia 25 de julho, com abertura no Espaço de Cultura e Arte União Operária, ligado à Universidade Federal de Roraima. No mesmo dia, acontecerá uma Roda de Prosa com os professores do projeto, alunos e público, intermediada pelo fotógrafo pernambucano Álvaro Severo, um dos instrutores do projeto e por Catarina Ribeiro, representante do Ponto de Cultura A Bruxa Tá Solta, parceiro do projeto. Também estarão presentes em Roraima, quatro alunos das turmas pernambucanas, compostas por estudantes e trabalhadores rurais.

Confira a programação.

“Olhar Brasileiro – Interações Culturais”

Dia 29/06/2013 – sábado

Local: Serra Talhada (PE) – Museu do Cangaço

* Abertura da Exposição final Do Sertão de Virgulino ao Berço de Canaima
* Degustação do Bode Enterrado, prato criado pelo cangaceiro Virgulino Lampião
* Apresentação do Grupo de Xaxado Gilvan Santos

Obs.: com a presença de alunos de Roraima em Pernambuco.

Dia 24/07/2013 – quarta-feira

Local: Comunidade Indígena da Maturuca (Terra Indígena Raposa Serra do Sol)

* Abertura das Exposições Cultura Macuxi I e Cultura Macuxi II

Dia 25/07/2013 – sexta-feira

Local: Boa Vista (RR) – UFRR / Centro Cultural União Operária

* Abertura da Exposição Final Do Sertão de Virgulino ao Berço de Canaima
* Roda de Prosa: Relatos das vivências pelos alunos-protagonistas do projeto Olhar Brasileiro
– Mediação: Álvaro Severo (PE) e Catarina Ribeiro (RR)

Obs.: com a presença de alunos de Pernambuco em Roraima.

Dia 27/07/2013 – sábado

Local: Assentamento Anauá (Vicinal 06)

* Abertura da Exposição Trabalho Rural na Amazônia

Local: Vila Martins Pereira

* Abertura da Exposição Igarapé Martins Pereira
* Doação do Projeto Olhar Brasileiro de acervo de Literatura de Cordel ao Ponto de Leitura local
* Celebração Comunitária com Rodas de Mestres: Cantorias e Brincadeiras do Lindô – com os Mestres Zé da Viola, Dona Lourdes e Dona Bié.

Mais informações
www.latitude7.com.br
contato@latitude7.com.br

(81) 9649.0950

Projeto contemplado no Rede Nacional de Artes Visuais – 9ª Edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *