A pianista Maria Teresa Madeira é a convidada para o show do Conjunto Época de Ouro, nesta segunda, dia 24, às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio. Com entrada gratuita e duração de 2h, a apresentação semanal do Época de Ouro faz parte do projeto Música na Cidade, realizado pelo Centro da Música da Fundação Nacional de Artes – Funarte. O show do Programa Época de Ouro é transmitido ao vivo pela Rádio Nacional AM (1.130KHz).
Sobre Maria Teresa Madeira
Maria Teresa Madeira é Bacharel em Piano pela Escola de Música da UFRJ e Mestre em Música pela Universidade de Iowa, nos EUA, onde teve a oportunidade de estudar com Anna Carolina Pereira da Silva, Heitor Alimonda, Miguel Proença, Arthur Rowe, Daniel Shapiro, Miriam Dauelsberg, Jacques Klein, Sergei Dorensky, Dayse de Luca e Carmen Prazzini, mestres com quem se aperfeiçoou na arte da interpretação. Como pianista participou do Theatro Musical Brasileiro, direção de Luiz Antonio Martinez Correa; Viva o Zé Pereira, direção de Karen Acioly; Satie, Memórias de um Amnésico, direção de Stella Miranda; Os Ignorantes, com Pedro Cardoso e A Orquestra dos Sonhos, de Tim Rescala.
Além do teatro, participou da minissérie para TV, Chiquinha Gonzaga, à convite do diretor musical, Marcus Viana e gravou todos os pianos da trilha sonora, além, de atuar em dezenove clipes apresentados ao final de cada capítulo, acompanhando Beth Carvalho, Lenine, Paulinho Moska, Joanna, Zé Ramalho, Leila Pinheiro e Alcione, dentre outros.
Como solista, esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira, Petrobras Pró Música, Sinfônica Nacional da UFF, Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música, Cedar Rapids Symphony, University of Iowa Chamber Orchestra, Banda Sinfonica da Cidade de Córdoba na Argentina, Banda Sinfonica da Faculdade de Musica do Espírito Santo, sob a regência de nomes como Isaac Karabtchevsky, Aylton Escobar, David Machado, Roberto Duarte, Ligia Amadio, Florentino Dias,Armando Prazeres, Ricardo Rocha, Fabrício Carvalho, Christin Tyinmeyer, Andrée Dagenais, Roberto Farias e Gilson Silva. Na temporada de três anos nos Estados Unidos foi selecionada pelo “Performing Arts Council” para apresentações em diversas cidades americanas, divulgando a música brasileira. Retornou aos EUA em 1999 e 2001 para concertos, masterclasses, gravações e workshops, além de um duo com o clarinetista Paulo Sérgio Santos, em Bogotá, na Colombia, em 1997. Tem se apresentado com frequencia no exterior incluindo França, Finlândia e Colômbia, priorizando sempre a divulgação da música brasileira.
Como camerista, tem se apresentado ao lado de artistas como Noël Devos, Paulo Sérgio Santos, Alceu Reis, Aloysio Fagerlande, Radegundis Feitosa, Carol McDavit, Rildo Hora e Quinteto Villa-Lobos, além de instrumentistas internacionais como Alain Marion, Alain Damiens, Leopold La Fosse, Julie Koidin, Leon Biriotti, Gottfried Engells, Paula Robinson, Nicolas Krassik, Tibô Delor, Léo Gandelman, e Paulo Mendonça, dentre outros.
Na área acadêmica tem compartilhado suas experiências em cursos, workshops e Festivais de Música por todo o país, como o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais; Funrei, em São João Del Rey; Festival de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Femúsica, Festival de Inverno de Campos dos Goytacazes; Festival de Música de Câmera de Curitiba e Curso Internacional na área da dramaturgia. Foi diretora musical e pianista de diversas peças teatrais como: “Forrobodó”, Prêmio Mambembe de Melhor Peça 1995; A História da Baratinha, Prêmio Coca Cola; Festa no Céu, direção de Karen Acioly; Iluminando a História, indicação de Prêmio Coca Cola 1999, de Melhor Direção Musical e O Garoto Noel, finalista Prêmio Coca-Cola de Teatro 1999.
Sobre o Conjunto Época de Ouro
O grupo teve grande importância no chamado movimento de resistência do choro, na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e o conjunto somente retomou suas atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo Sarau, no Teatro da Lagoa. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, e todo um movimento, no país, em busca de dar maior visibilidade ao choro.
Atualmente, o Conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).
Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados, para o programa da Rádio Nacional, apresentado por Cristiano Menezes, e sempre com entrada franca. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes e a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Antes, o show era transmitido do auditório da Rádio Nacional, que atualmente passa por reforma. Foi no prédio da emissora, na Praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música brasileira, hoje nomes famosos, foram revelados.
Projeto Música na Cidade – Programa Época de Ouro
Conjunto Época de Ouro recebe a pianista Maria Teresa Madeira
Dia 24 de junho de 2013, segunda-feira, das 17h às 19h
Apresentação gratuita
Classificação: 12 anos
Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, nº 16, Térreo, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Convites na bilheteria, a partir das 15h
Tel. (21) 2279-8087
Realização: Rádio Nacional AM – RJ (Empresa Brasil de Comunicação – EBC)
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Mais informações
Centro da Música/Funarte
Tel.: (21) 2279-8601