Inspirado na troca de cartas entre Lygia Clark e Hélio Oiticica, dois dos mais importantes artistas brasileiros e ícones das artes visuais na década de 1960 e 70, o espetáculo teatral Exposição chega ao Rio de Janeiro. Serão apenas três apresentações nos dias 28, 29 e 30 de junho, como parte da programação da Mostra Cena Carioca, no espaço Reduto, em Botofogo, Zona Sul da cidade.
A montagem, contemplada no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, estreou em Curitiba (PR), em 2012, e agora dá início à circulação nacional. Além do Rio, estão programadas apresentações novamente em Curitiba e, ainda, em São Paulo e Salvador.
Sobre o espetáculo
No auge dos anos 1960, década marcada por revoluções no mundo todo, Lygia estava na Europa e Hélio no Brasil, e trocavam correspondência. As cartas, no entanto, vão além do contexto histórico-social de cada um. Eles falavam de crises, trivialidades, frustrações, amores, se irritavam, brigavam e assim construíram um registro que ficou para a posteridade.
É esse material que os artistas devoraram num processo de criação colaborativo, que contou com os atores Eduardo Simões, Mariana Ribeiro e Talita Dallmann, em uma direção conjunta e inusitada de três diretores – Cândida Monte, Dimis Jean Sores e Gustavo Bitencourt, além da colaboração da diretora teatral Cibele Forjaz, da Companhia Livre de Teatro de São Paulo.
Em Exposição, a relação palco e plateia é constantemente questionada. Os atores conduzem os espectadores por diferentes ambientes do teatro e cada um assiste ao que preferir, do ângulo que desejar.
Serviço
Exposição
Dias 28, 29 e 30 de junho (sexta, sábado e domingo, às 20h)
Local: Reduto
Endereço: Rua Conde de Irajá, 90 – Botafogo
Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
Ficha Técnica
Concepção: Cândida Monte
Direção: Cândida Monte, Dimis Jean Sores e Gustavo Bitencourt
Criação e performance: Eduardo Simões, Mariana Ribeiro e Talita Dallmann
Iluminação: Fábia Regina
Figurino: Lena Muniz
Design gráfico: José Victor e Gustavo Bitencourt
Coordenador de Comunicação: Eduardo Simões
Diretor de Produção: Wellington Guitti
Contemplado no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012