‘Sherazade, rainha do Saara’ chega ao Glauce Rocha, no Rio

Com texto de Suzana Abranches e direção de Isaac Bernat, a peça infantil Sherazade, rainha do Saara estreia no dia 6 de julho, no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio. O espetáculo é um dos destaques do projeto PAM de ocupação do Teatro Glauce Rocha, que também traz o diretor Amir Haddad em um bate papo com os integrantes da formação original dos Dzi Croquettes, no dia 24. A oficina Tranceacting, com  o diretor grego Sotiris Karamesinis também integra as atrações do projeto para o teatro da Funarte.

No infantil Sherazade, rainha do Saara, os atores Suzana Abranches, Gustavo Ottoni e Renato Valença se multiplicam em vários personagens, para contar e viver histórias que atravessam épocas e lugares diferentes.

O ponto de partida é o quarto de um menino de oito anos, Nassim, que pede à mãe para lhe contar histórias na hora de dormir. A partir daí, a família irá vivenciar as mais incríveis e mirabolantes tramas tecidas pela mãe de Nassim, a muçulmana Sherazade – revendedora de artigos do Saara, o centro de comércio popular do Rio e Janeiro. O pai do garoto, Samuel, um médico judeu, também é personagem das histórias.

A peça segue a linha narrativa das “Mil e uma Noites”, na qual uma trama desemboca em outra. “Sherazade, rainha do Saara busca a simplicidade do jogo teatral e estimula a criatividade do público, que interage com os atores em diversos momentos, mostrando que precisamos de muito pouco para obtermos um encontro verdadeiro e divertido com o outro”, relata o diretor da peça, Isaac Bernat.

“O que me encanta na Sherazade é a sua atitude. Uma jovem persa que não se intimida diante de uma condenação e usa a palavra e a imaginação como armas para revertê-la. E escolhi o Saara por ser um ícone carioca da convivência amigável entre povos do Oriente”, explica a autora Suzana Abranches.

O espetáculo é apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do FATE (Fundo de Apoio ao Teatro), e conta com uma equipe de profissionais agraciada com os mais importantes prêmios do Rio de Janeiro. O espetáculo fica em cartaz até 4 de agosto, sempre aos sábados e domingos, às 16h.

No dia 10 de julho, às 19h, o projeto abre espaço para o ator Reiner Tenente, na “Conversa sobre o Teatro Musical: Formação e estética”. A formação do ator de teatro musical e a estética dos espetáculos que vem ganhando maior visibilidade no país são os temas da discussão, aberta a profissionais atuantes no segmento. Reiner Tenente, um estudioso do gênero, é um dos destaques de Tim Maia – Vale Tudo, O Musical, no qual interpreta o cantor Roberto Carlos e ‘NelsoMotta’, o jornalista e compositor, autor da biografia de Tim Maia, que deu origem ao espetáculo. A entrada é franca.

No dia 17, às 19h, uma trupe circense vai transformar o palco do teatro num autêntico picadeiro, com apresentações de mágica, palhaçaria, perna-de-pau, equilibrismo e outras técnicas.

No dia 24, o Studio Primus com Amir Haddad mergulha no universo dos Dzi Croquettes ao receber para um bate papo Ciro Barcelos, Cláudio Tovar e Bayard Tonelli, integrantes da formação original do grupo que revolucionou a cena musical e teatral dos anos 1970. Os Dzi Croquettes, agora em nova formação, estão em cartaz no Teatro Glauce Rocha com o espetáculo Dzi Croquettes em “Bandália”, de 29 de junho a 28 de julho, às 19h.

De 3 a 14 de julho, o projeto PAM realiza a oficina “Tranceacting”, de treinamento para atores com o método desenvolvido pelo diretor grego Sotiris Karamesinis. As vagas são limitadas e os interessados devem enviar currículo e uma carta de intenção para o endereço eletrônico pamoficinas@gmail.com.

Confira a programação:

Espetáculo Infantil

Sherazade, rainha do Saara

De 6 de julho a 4 de agosto
Sábados e domingos, às 16h
Ingresso: R$10 (inteira) e R$5 (meia)

Ficha Técnica:
Texto – Suzana Abranches
Direção – Isaac Bernat
Elenco – Suzana Abranches, Gustavo Ottoni e Renato Valença
Cenário – Doris Rollemberg
Figurino – Marcelo Marques
Direção de movimento – Marcelle Sampaio
Direção musical – Charles Kahn
Desenho de luz – Aurélio de Simoni
Programação visual – Raquel Alvarenga
Web – Guillermo Luis
Fotografia – Cláudia Ribeiro
Consultoria histórica – Adam Grzybowski
Realização – Mazal Produções e Memória Viva
CulturaProdução – João Ribeiro e Luiza Maldonado

www.sherazadedosaara.com.br

Conversa sobre o Teatro Musical: Formação e estética
Quarta, 10 de julho, às 19h

A formação do ator de teatro musical e a estética dos espetáculos que vem ganhando maior visibilidade no país são os temas da discussão, com Reiner Tenente, um estudioso do gênero. O bate papo é aberto a profissionais atuantes no segmento.

Classificação a partir de 12 anos.
Entrada franca.

Sobre Reiner Tenente
Natural de Divinópolis, Minas Gerais, Reiner Tenente é cantor e arte educador formado em Artes Cênicas (Interpretação e licenciatura) pela UniRio, em 2004, e pós graduando em Preparação Corporal nas Artes Cênicas na Faculdade Angel Vianna. Fez diversos cursos com profissionais renomados como Ana Achcar (interpretação), Mirna Rubim e Danilo Timm (canto), Elaine Petricoff e Christian Flescher (teatro musical), Flavio Salles (sapateado), entre outros. Nos Estados Unidos, fez curso de interpretação no California Institute of Arts. Atualmente, trabalha como ator no espetáculo Tim Maia – Vale Tudo, O Musical, com direção de João Fonseca e texto de Nelson Motta.

Fluxos de Cenas
Quarta-feira 17 de julho, 19h

Cabaré Circense de Variedades
Mestre de cerimônias: Maksin Oliveira

Uma noite de variedades transformará o palco do Teatro Glauce Rocha num grande cabaré de números de circo e humor. Mágica, palhaçaria, perna-de-pau, equilibrismo e outras técnicas compõem um autêntico picadeiro circense repleto de muita arte!

Artistas: Aline Figueiredo, Guga Morales (Duo Morales), Filipe Codeço, Maksin Oliveira (Magnífica Trupe de Variedades) e Roberto Rodrigues (Grupo Milongas)

Classificação: livre

Studio Primus (Por Dentro da Cena)
Quarta-feira, 24 de julho, às 19h

Amir Haddad
Convida os integrantes da formação original dos Dzi Croquettes – Ciro Barcelos, Cláudio Tovar, Bayard Tonelli.

Entrada franca
Distribuição de senha 1h antes.
Classificação indicativa: Livre

Oficina

“Tranceacting”
Com o diretor Sotiris Karamesinis (Grécia)

Oficina de treinamento para atores com o método desenvolvido por Sotiris Karamesinis.
De 3 a 14 de julho
Quarta a domingo, das 15h às 18h

Número máximo de participantes: 18 pessoas
Inscrições: enviar currículo e carta de intenção para o endereço eletrônico pamoficinas@gmail.com

O método Tranceacting, desenvolvido pelo diretor ao longo de sua carreira,  consiste na pesquisa da organicidade do trabalho do ator, com exercícios que possibilitam encontrar o estado psicofísico através de técnicas extracotidianas. Utilizando principalmente a música para reencontrar o princípio da expressividade na atuação e ampliar a percepção, proporcionando presença cênica consciente e dinâmica. As ferramentas possibilitarão ao artista viver o tempo cênico num universo de empatia, comunicação, consciência, musicalidade, ritmo.

Principais abordagens:
Técnicas principais das  Tragédias Gregas aplicadas à interpretação do ator contemporâneo.
Treinamento com monólogos clássicos e contemporâneos.
Técnicas de usar o tranceacting para a composição e a comunicação.

Sobre o diretor teatral Sotiris Karamesinis
Membro da Associação de Diretores Gregos, membro da associação de autores e tradutores teatrais, membro da Federação Européia(FERA), da Federação Internacional(MEI) e membro do ITI (International Theatre Institute da Unesco). Diretor da Cia de teatro “Teatro Ex Maquina”, fundada no Rio de Janeiro em 2012.

De 1991 a 94, Sotiris Karamesinis estudou e trabalhou no “Teatro Laboratório” do diretor grego Sotiris Hatzakis. Estudou e pesquisou em diferentes estilos teatrals, como o teatro épico de Bertolt Brecht, o sistema Stanislavski; se especializou na função e na ligação da música com a arte e a prática teatral.

Participou tambem em vários cursos, oficinas e workshops teatrais e forums Nationais e internacionais, estudando e se especializando na Tragédia Grega e nos clássicos,  explorando as raízes e a tradição grega na linguagem do teatro contemporraneo.

De 1999 ate hoje, trabalha como diretor, tradudor- adaptador, e professor de teatro. Dirigiu  peças  teatrais e vários projetos artisticos,  na Grécia , Chipre, Estados Unidos e Brasil.

Projeto contemplado com o Edital Funarte de Ocupação do Teatro Glauce Rocha 2013

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