Show do Conjunto Época de Ouro: cantor Paulo Marquez é o convidado, na Sala Funarte (RJ)

O Conjunto Época de Ouro recebe o cantor Paulo Marquez como convidado para o show desta segunda-feira, dia 1º de junho, às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller – Centro do Rio. Com entrada gratuita a apresentação semanal do grupo faz parte do projeto Música na Cidade, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do seu Centro da Música. O Programa Época de Ouro é transmitido ao vivo pela Rádio Nacional AM (1.130KHz).

Sobre Paulo Marquez – O intérprete nasceu em Uberaba (MG). Começou a cantar ainda bem jovem, nas tradicionais festas de Minas, com o objetivo de ser cantor de rádio. Em 1946, aos dezoito anos, começou na Rádio Sociedade do Triângulo Mineiro, depois de obter o primeiro lugar num programa de calouros, realizado pela emissora. Na mesma época, trabalhou como “crooner” da orquestra de baile do Uberaba Tênis Clube. Numa das apresentações no local, o artista chamou a atenção do músico Waldomiro Constant, que o levou para a Rádio Guarani, de Belo Horizonte. O diretor artístico da rádio, Rômulo Paes, batizou-o com o nome artístico definitivo de Paulo Marquez e ofereceu-lhe um programa na emissora.

Ainda em Belo Horizonte, o cantor tornou-se atração da Rádio Inconfidência. Em fevereiro de 1955, estreou no Programa Carlos Henrique, da Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro. Fez participações também nas rádios Mundial do Rio de Janeiro e Nacional de São Paulo. Em 1956, gravou seu primeiro disco, um 78 Rpm, com o samba Praga, de Fernando César, num lado, e João da Silva, de Cícero Nunes e Américo Seixas, no outro. A gravadora era a Columbia, onde Paulo lançou dois LPs, o primeiro em 1958, Orgia de Samba, acompanhado pelo Regional do Canhoto, e o segundo em 1959, Doutor em Samba – considerado pela crítica como sua obra prima – , somente com músicas de Billy Blanco e arranjos de Radamés Gnattali.

O cantor lançou mais dois LPs pela gravadora Chantecler, um pelo selo Albatroz, um pela Phillips (disco da Bienal do Samba) e, finalmente, em 1974, juntamente com Carmem Costa, seu último LP, pela Marcus Pereira, contendo apenas músicas de Paulo Vanzolini. Em 2011, foi lançado pelo selo Discobertas, em convênio com o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) a caixa 100 anos de música popular brasileira com a reedição, em 4 CDs duplos, dos oito LPs lançados com as gravações dos programas do radialista e produtor Ricardo Cravo Albin, na Rádio MEC, em 1974 e 1975. Nesse trabalho, estão incluídas suas gravações para os sambas Se você jurar, de Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves; Faceira, de Ary Barroso; Com que roupa. De Noel Rosa, e Conversa de botequim, de Noel Rosa e Vadico, e para a canção Maringá, de Joubert de Carvalho.

Sobre o Conjunto Época de Ouro – O grupo teve grande importância no chamado movimento de resistência do choro, na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns dos compromissos do Conjunto foram adiados e ele somente retomou suas atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo Sarau, no Teatro da Lagoa. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, juntamente com todo um movimento no país, com o objetivo de dar maior visibilidade ao choro.

Atualmente, o Conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados, para o programa da Rádio Nacional, apresentado por Cristiano Menezes – sempre com entrada franca. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes e a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Antes, a atração era transmitida do auditório da Rádio Nacional, que atualmente passa por reforma. Foi no prédio da emissora, na Praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música brasileira, hoje nomes famosos, foram revelados.

Projeto Música na Cidade – Programa Época de Ouro
Conjunto Época de Ouro recebe o cantor Paulo Marquez

Dia 1º de julho 2013, segunda-feira, das 17h às 19h

Apresentação gratuita

Sala Funarte Sidney Miller
Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, nº 16, Térreo, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Tel. (21) 2279-8087

Convites na bilheteria, a partir das 15h

Classificação: 12 anos

Realização: Rádio Nacional AM – RJ (Empresa Brasil de Comunicação – EBC)
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mais informações

Funarte/Centro da Música
cemus@funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *