O Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro, faz duas apresentações na capital carioca, nos dias 13 e 14 de julho, sábado e domingo. Pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, o conjunto apresenta a espetáculo teatral e musical Piu e o acorde mitológico. Ele faz parte de um projeto contemplado com a Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, realizada pela Funarte e pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura.
O trabalho é realizado com instrumentos de barro. É encenado por 14 crianças e adolescentes do povoado de Moita Redonda, no município de Cascavel (Ceará) e dirigido por Tércio Araripe. O artista aprofunda o processo de criação, iniciado há quatro anos, junto à comunidade do Ponto de Cultura Encontro dos Artistas, no mesmo povoado. Durante o desenvolvimento do projeto, o músico, artesão e encenador recuperou o conhecimento tradicional que envolve o uso do barro e a arte da cerâmica e desenvolveu instrumentos musicais únicos, com sonoridade muito especiais.
Em Piu e o acorde mitológico, o Grupo Uirapuru se inspirou no canto dos pássaros e em sua relação com as pessoas. A peça substitui a ideia de caça dos passarinhos pela da captura simbólica das aves. “É uma metáfora que se aproxima das memórias de criança e da importância de se guardar lembranças de momentos e experiências vividas”, define Tércio. A idade dos integrantes do elenco é de 5 a 17 anos. Piu e o acorde mitológico tem a participação de Dona Tarina, que trabalha com artesanato de barro, uma das mais antigas moradoras de Cascavel.
O projeto ganhou a Bolsa Interações Estéticas em 2012, na categoria Continuidade. Além do prêmio, realizado através de edital público, o projeto também conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através de sua Secretária de Estado de Cultura.
Piu e o acorde mitológico
Espetáculo cênico-musical, com instrumentos de barro
Realização: o Grupo Uirapuru – Povoado de Moita Redonda – Município de Cascavel – Ceará
Ficha técnica – Direção geral e concepção: Tércio Araripe; Direção teatral: Natacha Farias e Aristides Ribeiro; Direção musical: Jorge Santa Rosa; Produção executiva: Iris Sodré; Cenário: Eusébio Zloccowick; Figurino: Marina Aires, Sabyne Cavalcanti, Thais de Campos e Thémis Memória
13 e 14 de julho, sábado e domingo, às 19h
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: 21 2253-1580
E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
Mais informações: http://www.grupouirapuru.com.br
Apoio: Secretária de Estado de Cultura – Governo do Estado do Ceará
Projeto contemplado no edital da Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura / 2012
Realização do programa: Funarte e Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC)