O projeto de dança Urucungo em Cenas Urbanas estreia no sábado, 13 de julho, em Matriz do Camaragibe, município de Alagoas. A proposta é que o ritual da dança não passe a ser um negócio cultural, e que o essencial para o corpo dos bailarinos não seja apenas uma coreografia marcada por tempos e contratempos e coreografias vazias. Com o projeto, os dançarinos pretendem compor a ação de dançar e comunicar com o corpo, dançando, gingando, jogando e pensando.
Depois da estreia, Urucungo em Cenas Urbanas segue para apresentações na feira da cidade, às 14h, onde também será aplicada a Oficina de Capoeira e Processo Criativo, às 9h, na praça do lugar.
O objetivo do projeto é levar para os espaços urbanos ações performáticas, nas quais o corpo, com seu ritmo e expressividade estarão presentes, enriquecidos de movimentações em dança, a partir dos elementos estéticos da capoeira em toda sua ritualidade. Não se trata, portanto, de uma apresentação de capoeira na rua, e sim de ação intervencionista e denunciadora de corpos em cenas urbanas.
Integram o projeto os dançarinos Jailton de Oliveira, Edson Santos, Joelma Ferreira e Denivan Costa, além do videomaker Jorge Schurtez.
A próxima intervenção deverá ser realizada na cidade de Tanque Tarca, também em Alagoas, no dia 27 de agosto, seguida de outra na feira livre da cidade, no dia 31 de agosto.
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012