A bailarina Aretha Maciel apresenta no sábado, dia 20 de julho, às 20h, no Teatro Cacilda Becker, no Rio, as duas obras que integram o projeto de dança contemporânea contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012. Depois, os espetáculos Não Lugar e Alívio circulam por dez cidades brasileiras. Na sexta, 19 de julho, a bailarina irá ministrar uma oficina gratuita de dança contemporânea, como parte do projeto de ocupação. Os interessados podem se inscrever na página eletrônica da ocupação: www.conexaocacilda.com.
No espetáculo Alívio, Aretha Maciel conta com a participação do bailarino André Rosa. Este duo é dirigido por Virginia García e Damián Muñoz, do Grupo La Intrusa de Barcelona, Espanha.
Não lugar estreou em 2011 e participou da Mostra de Solos e Duos em Dança Contemporânea 1,2, em Belo Horizonte e no ENARTCi, em Ipatinga, também em Minas Gerais.
Sobre Aretha Maciel
Bailarina, professora e produtora cultural é formada pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR), em Belo Horizonte (MG). Atuou na Cia. Mário Nascimento, de Belo Horizonte, de 2005 a 2006, 2010 a 2012; na Quasar Cia. de Dança, de Goiânia (GO), de 2007 a 2009; e na Cia. SeráQuê? e Projeto Reeditores de Arte e Cultura, também de Belo Horizonte (MG), em 2002 e 2003. Recebeu o Prêmio Usiminas/SINPARC 2006 de Melhor Bailarina por sua atuação no espetáculo Do Ritmo ao Caos, da Cia. Mário Nascimento. Em 2011, estreou o estudo solo Não Lugar, no ENARTCI, em Ipatinga (MG) e, posteriormente, na Mostra 1,2 na Dança, em Belo Horizonte (MG). Em 2012, criou o espetáculo Alívio, sob direção de Damián Muñoz e Virginia García, do Grupo La Intrusa de Barcelona, Espanha. Projeto viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte (MG). Atualmente, dirige o espetáculo Mira-me, com os alunos formandos do Curso Profissionalizante em Dança do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR), em Belo Horizonte.
Espetáculos
Não Lugar e Alívio, com Aretha Maciel
Sábado, 20 de julho, às 20h
Duração: Não Lugar (16 min) e Alívio (35 min)
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Não Lugar
Espaço de anonimato no cotidiano, descaracterizado e impessoal.
Confrontar o fator de que o não lugar abriga um usuário que anda ao lado de milhões de outras pessoas, mas está só.
Ficha técnica:
Criação e interpretação: Aretha Maciel
Olhar complementar: Luciana Lanza
Trilha sonora: Rodrigo Salvador
Iluminação: Ricardo Cavalcanti
Alívio
“Eu quero correr atrás de um cavalo, lançando gargalhadas.
Eu quero gritar ao mar até paralisar suas ondas.
Eu quero alguém que percorra 200 metros apenas para dizer-me: “Olá!”.
Eu quero escutar outras músicas.
Talvez assim, consiga alívio em meu sorriso.
E agora, não me soltes!”
Ficha técnica:
Direção: Virginia García e Damián Muñoz – La Intrusa
Artistas: André Rosa e Aretha Maciel
Trilha sonora – composições: Willian Rosa – execução ao vivo: Rodrigo Salvador
Iluminação: Ricardo Cavalcanti
Técnico cenografia: Sérgio Barbosa
Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado
Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012