Em solenidade, que contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, foi lançada, nesta terça-feira (16), na sede da BR, no Rio de Janeiro, a terceira edição do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura. Ao todo, foram escolhidos 67 espetáculos, que abrangem todas as regiões brasileiras, nas categorias adulto (52) e infantojuvenil (15). As apresentações serão feitas em mais de 120 municípios e se estenderão até 2014. O investimento é de R$ 15 milhões.
Além da ministra e do presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, estiveram presentes ao evento o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes; o diretor de Patrocínio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Marcus Pedrini; o gerente de Patrocínios da BR, Sérgio Bandeira de Mello e a gerente de Comunicação e Relações Institucionais, Sílvia Sampaio Lopo. A diretora executiva da Funarte, Myriam Lewin, também prestigiou a solenidade, em que foram anunciados os projetos vencedores. Compareceram, ainda, representantes da classe artística e diversas autoridades ligadas à cultura.
A ministra Marta Suplicy ressaltou a excelência do projeto e a enorme expectativa que ele traz para todos. “O nosso ministério considera este projeto exemplar, principalmente pela maneira como funciona, com transparência e também por esta exigência de itinerância, o que torna o teatro mais acessível ao brasileiro”. A ministra falou, ainda, sobre metas que considera prioritárias, como a implantação dos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados) e o Vale-Cultura. “Até 2014, vamos criar 360 CEUs com teatro, cinema, bibliotecas equipadas com livros e DVDs sobre arte e, também, oferecer oficinas. Vai ser maravilhoso as pessoas poderem obter uma formação artística e a possibilidade de descobrir novos talentos. No caso do Vale-Cultura, os assalariados que recebem até cinco salários mínimos ganharão o benefício, no valor de R$ 50, para assistir a espetáculos com a família. É outra forma de fomentar a cultura e fazer a arte e as diferentes linguagens chegarem até as pessoas”.
O presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, agradeceu a presença da ministra e o apoio ao projeto, segundo ele, construído a várias mãos. “Um projeto robusto, que atende às preocupações do governo, que atende aos brasileiros – nossos consumidores . Agradeço a toda equipe na viabilização deste programa que tem muito a ver com a nossa gente, nossa história – uma empresa gestada pelo povo brasileiro, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Além de levar energia para este país inteiro, nos orgulha muito poder levar cultura e aquilo que o Brasil tem de melhor a diversos lugares, especialmente no interior”.
O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura conta com a parceria do Ministério da Cultura, que ajuda a viabilizar a circulação das peças por meio da Lei Rouanet. O objetivo é contemplar projetos teatrais não inéditos, que tenham relevância no cenário cultural brasileiro. A novidade desta edição é que foram selecionadas produções de todo país. No mínimo 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país foram escolhidos. Com isso, a cada 20 projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo um foi selecionado. Desde 2009, por meio do programa, circularam pelo país, 90 espetáculos teatrais, com mais de 850 apresentações, atingindo público superior a 300 mil pessoas.