A Associação Artística Nóis de Teatro leva a Recife (PE), espetáculos de rua da etapa Nordeste da Caravana Nóis de Teatro 10 anos. No dia 20 de julho, sábado, no Pátio de São Pedro, as montagens “A Granja” e “Sertão.doc” serão apresentadas às 17h e às 19h, respectivamente, sábado. Já no dia 21, domingo, na Praça do Arsenal, a apresentação é somente de “Sertão.doc”, às 19h. Dedicado à linguagem teatral direcionada a espaços urbanos , o coletivo de Fortaleza (CE) teve o projeto da caravana contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz / 2012.
Com percurso em seis estados, a Caravana passou por São Luis (MA), Salvador (BA), Teresina (PI), Mossoró e Natal (RN) e João Pessoa (PB), com um repertório de espetáculos da Associação, que incluiu também a montagem “O que mata é o costume”.
A Nóis de Teatro se dedica ao teatro de rua desde 2002. Sua ação cultural nas comunidades e sua produção estética, fundamentada em ação política, tem marcado a ação do grupo. Segundo Altemar di Monteiro, diretor da companhia, a vertente de pesquisa, expressa no repertório atual, “é baseada no estudo sobre os movimentos de resistência da periferia e do campo”. A associação realizou, nos últimos anos, residências artísticas, circulação e montagem de espetáculos cuja temática discute questões contemporâneas da sociedade. A Nóis de Teatro é simpatizante das correntes do chamado “teatro épico dialético e o correlaciona à linguagem teatral de rua contemporânea, em discussões sobre temas como: “ocupação”, “intervenção” e “vivência”.
Em agosto, a Caravana segue pelo interior do estado do Ceará e termina em Maceió, na Mostra SESC Guerreiros de Alagoas. Os realizadores consideram que o projeto tem colaborado para seu objetivo: construir possibilidades para a realização do teatro de rua, nos mais diversos lugares. “A Caravana tem proporcionado, ainda, o intercâmbio entre o Nóis e os grupos de teatro do Nordeste que fazem parte da Rede Brasileira de Teatro de Rua”, complementa Altemar. O projeto lançou, ainda, o livro “A arte que vem das margens – 10 anos de Nóis de Teatro” e do Documentário “Um pouco sobre Nóis”, em cada um dos estados visitados. “Os intercâmbios e interações estéticas produzidos nesse processo têm a finalidade de discutir os mecanismos para o fomento e fortalecimento da arte feita nas ruas”, conclui o diretor.
Caravana Nóis de Teatro 10 anos
20 e 21 de julho de 2013
Recife (PE)
Espetáculos: “A Granja”, e “Sertão.doc”
Com a Nóis de Teatro – Fortaleza-CE
Agenda
DIA 20 DE JULHO, SÁBADO
17h – Espetáculo “A Granja”
19h – Espetáculo “Sertão.doc”
Local: Pátio de São Pedro – Recife- PE
DIA 21 DE JULHO, DOMINGO
19h – Espetáculo “Sertão.doc”
Local: Praça do Arsenal – Recife- PE
Mais informações
Telefones: (85) 8720.1135 / 9920.1134 / 8678.5661