O projeto PAM de ocupação do Teatro Glauce Rocha inicia o mês de agosto falando sobre a paixão. Inferno na Paisagem Belga, com a Cia Os Satyros, de São Paulo, abre a série de atrações no dia 1º de agosto, às 19h. A peça se debruça nos estudos do filósofo Descartes para falar do relacionamento dos poetas franceses Paul Verlaine e Arthur Rimbaud, cujas obras foram impactadas pelo tórrido romance que viveram, após se conhecerem em uma Paris pós Comuna (governo operário, fundado em 1871 na capital francesa). Depois é a vez do infantil HumAnimaL, no dia 10 e de Um dia qualquer, no dia 15. O Sarau do Vinicius ocupa o teatro no dia 28, para lembrar o poeta Vinicius de Moraes. E uma exposição de fotos sobre os bastidores do teatro, uma comédia musical e oficina estão entre os eventos gratuitos oferecidos pela ocupação.
Entre os espetáculos de agosto está Um dia qualquer, que reestréia no Rio no dia 15. O texto de Julia Espadaccini volta aos palcos cariocas para tratar das relações humanas, através do encontro casual de personagens comuns às grandes cidades. Suas histórias e suas ligações com a vida e com a morte, desde o amor e as relações ligeiras e superficiais, a competição acirrada no trabalho, a frustração do sonho e a proximidade cotidiana com a morte são temas deste “dia qualquer”, que ultrapassa os limites do relógio e das estações do ano, provocando um espaço-tempo ideal de “um dia”, numa vivência e reflexão sobre nossas vidas, que só alguns anos de terapia para experimentar.
Já no dia 10, o público infantil é convidado a explorar sua criatividade com o musical HumAnimaL. A música ‘conduz’ duas bolinhas a uma viagem ao mundo da bicharada, desenhando imagens que despertam a imaginação dos pequenos. A criança que assiste vê os objetos de cena tomando outras formas até revelarem um bicho. Tartarugas, elefante, sapo, touros, pato, tamanduás são personagens que interagem conduzidos pela trilha incidental das músicas da banda Songoro Cosongo.
A partir de 17 de agosto, a Sala Aloísio Magalhães recebe a exposição de fotografia Mais uns instantes e estarei iluminado, de Eduardo Mello, retratando o universo dos camarins e coxias dos teatros.
Entre as atrações gratuitas estão o Sarau do Vinicius, no dia 28, às 19h, lembrando a obra de Vinicius de Moraes, e a comédia musical Do Oiapoque ao Chui, o Brasil é bem aqui!, no dia 21 de agosto. O espetáculo faz um passeio pelas cinco regiões brasileiras, falando de suas lendas, personalidades, festas e arte, mostrando a riqueza do Brasil e seus diversos sotaques, e levando o público a refletir sobre a brasilidade e a cidadania.
Confira abaixo programação.
ESPETÁCULOS
Inferno na Paisagem Belga
Com a Cia Os Satyros
De 1º a 11 de agosto
Quinta a domingo, às 19h
A peça foi desenvolvida a partir da filosofia de Descartes sobre a paixão, sentimento que, segundo ele, tem seis estados brutos: Admiração, Desejo, Amor, Alegria, Ódio e Tristeza. A partir daí, o texto mergulha nas obras dos autores Paul Verlaine e Arthur Rimbaud para buscar uma relação com a sensibilidade contemporânea. Verlaine e Rimbaud, poetas franceses, tiveram suas obras impactadas fortemente pelo tórrido romance que viveram, após se conhecerem em uma Paris pós Comuna (1871).
A peça também se debruça sobre os conceitos do Teatro Veloz, que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo Os Satyros. E reflete influências artísticas de nomes como The Doors, Joy Division e Bauhaus, além de performances de Marina Abramovic.
Ficha técnica:
Direção: Rodolfo García Vázquez
Assistente de direção: Óscar Silva
Atores-criadores: Ivam Cabral, Henrique Mello, Robson Catalunha e Tiago Capela Zanotta
Roteiro: Rodolfo García Vázquez
Sonoplastia: Diego Mazzuti
Iluminação: Flávio Duarte
Cenários: Rodolfo García Vázquez
Intervenções em vídeo: Henrique Mello
Cenotécnica: Carlos Orelha e Tiago Capela Zanotta
Um dia qualquer
De 15 de agosto a 1º de setembro
Quinta a domingo, às 19h
Um executivo, uma professora de inglês, um ator que trabalha com animação de festas e uma enfermeira de pacientes terminais encontram-se num banco de praça, num dia de verão que parece outono, em plena semana de trabalho na correria do Centro do Rio. O público se torna cúmplice das confissões e histórias destes estranhos que nunca se viram antes, e esse encontro inusitado faz com que revelem entre eles suas dores, seus amores, sua vida de forma emocionante e muito engraçada. Os personagens falam também diretamente com o público, dividindo seus pensamentos e se contradizendo com as suas ações.
Um dia qualquer trata das relações humanas, através do encontro casual dos personagens, pessoas comuns às grandes cidades como o Rio de Janeiro. O texto aproxima a plateia destes seres urbanos para mostrar suas histórias e suas ligações com a vida e a morte.
O amor e as conquistas ligeiras e superficiais, a competição acirrada no trabalho, a frustração do sonho e a proximidade cotidiana com a morte são os temas deste “dia qualquer”, que ultrapassa os limites do relógio e das estações do ano, provocando um espaço-tempo ideal de um dia, com tal vivência e reflexão sobre nossas vidas que levaríamos alguns anos de terapia para experimentar.
O Rio de Janeiro é palco da comédia que propõe um diálogo direto com a plateia, divertido e ao mesmo tempo profundo, fazendo com que o público se identifique de imediato.
Projeto da Usina D’Arte Produções Artísticas, de Alexandre Mello e dos artistas Anna Sant’Ana e Rogério Garcia, a peça teve estreia nacional no Rio de Janeiro em 4 de julho de 2013, no Espaço SESC. O texto inédito de Julia Spadaccini recebeu excelentes críticas de O Globo e da Veja Rio.
Ficha técnica:
Texto: Julia Spadaccini
Direção: Alexandre Mello
Elenco: Anna Sant´Ana, Dida Camero, Leandro Baumgratz e Rogério Garcia
Iluminação: Renato Machado
Cenografia: Daniele Geammal
Figurinos: Ticiana Passos
Trilha sonora: Leandro Baumgratz
Programação visual : Humberto Costa Ribeiro
Direção de produção: Anna Sant’Ana e Rogério Garcia
Assistência de direção e produção executiva: Paula Loffler
Realização: Usina D’Arte Produções Artísticas
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia
Espetáculo Infantil
HumAnimaL
De 10 de agosto a 1º de setembro
Sábado e domingo, às 16h
Duas bolinhas fazem uma viagem ao mundo animal desenhando imagens que despertam a imaginação dos pequenos. A criança que assiste vê os objetos de cena tomando outras formas até revelarem um bicho. Tartarugas, elefante, sapo, touros, pato, tamanduás são personagens que interagem conduzidos pela trilha incidental das músicas da banda Songoro Cosongo.
A viagem de HumAnimaL deixa o espectador mirim curioso para saber qual será o próximo bicho.
Espetáculo teatral destinado a crianças em formação (desde bebês até 10 anos) para estimular os sentidos e a percepção.
Ficha técnica:
Performers: Circo da Silva, Juliana Coutinho e Paula Preiss
Criação coletiva: Anne Westphal, Juliana Coutinho e Paula Preiss
Músicas: Songoro Cosongo
Trilha sonora: Arturo Cussen e Javier Nasceu
Concepção casulo: Anne Westhal
Figurino/Adereços: Juliana Coutinho e Paula Preiss
Iluminação: Tábatta Martins
Desenho: Pedro Pamplona
Apoio: Songoro Cosongo
Faixa etária: desde bebê até 10 anos
STUDIO PRIMUS
Amir Haddad convida Mauro Mendonça
Quarta-feira, 7 de agosto, às 19h
O diretor de teatro Amir Haddad bate um papo com o ator Mauro Mendonça.
Mauro ingressou na profissão em 1955, após ser aprovado em teste para o elenco do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). A estreia foi com a peça A Casa de Chá do Luar de Agosto, de John Patrick. Na televisão, seu primeiro trabalho foi um auto de Natal, ao lado de colegas de palco como Cacilda Becker, Ziembinski e Walmor Chagas, na TV Record. Mauro fala dessa trajetória com o teleteatro em várias emissoras, das mais de 50 telenovelas em que atuou, do trabalho no cinema e no teatro. A entrada é franca.
Exposição Fotográfica
Mais uns instantes e estarei iluminado, de Eduardo Mello
Abertura: 17 de agosto, às 18h
Sala Aloísio Magalhães – Hall do Teatro Glauce Rocha
Entrada gratuita
Um retrato dos atores antes de entrarem no palco.
Eduardo Mello passou a se interessar pela fotografia de palco, em 2010, após fotografar atores num projeto de leituras dramáticas, na cidade do Rio de Janeiro. De lá para cá, muitos atores já foram retratados por suas lentes, como Milton Gonçalves, Débora Falabella, Cássio Scapin, Maria Alice Vergueiro, Michel Melamed, entre outros. A exposição traz uma síntese da sua produção nestes três anos de documentação do teatro brasileiro contemporâneo.
Caracterizada como uma exposição de retratos, além das fotos feitas nos camarins e coxias dos teatros, a exposição traz também retratos produzidos durante a encenação das peças.
http://eduardomellofotografia.carbonmade.com/
https://www.facebook.com/eduardo.mello.98
FLUXOS DE CENA
Do Oiapoque ao Chui, o Brasil é bem aqui!
Quarta-feira, 21 de agosto, às 19h
Com o grupo As Lucianas
Divertida comédia musical sobre a cultura popular e o folclore das cinco regiões do Brasil. Brincando com o imaginário popular, surge uma nova lenda: O Fim do Mundo vai chegar! E somente alguns lugares se salvarão. Do Brasil, apenas uma região vai sobrar – aquela que melhor provar que merece ficar. Essa grande viagem pelos cinco cantos do país apresenta um pouco da cultura de cada região, em um espetáculo rico em animação, gingado, festa e tradição.
Como toda boa lenda, o espetáculo trabalha com a crença popular. O enredo começa com o casual encontro de cinco personagens com o Fim do Mundo. Ao perceberem que são os representantes eleitos de cada região do Brasil para defender sua permanência depois do fim dos tempos, cada um tem a chance de mostrar um pouquinho da sua cultura: suas lendas, personalidades, festas e arte. Assim, o espetáculo mostra a riqueza do Brasil e seus diversos sotaques, fazendo o público refletir sobre a brasilidade e a cidadania.
Do Oiapoque ao Chui, o Brasil é bem aqui! estreou nacionalmente em abril de 2012, no Festival Nacional de Teatro de Curitiba. Em maio, integrou a programação da III Semana Cultural do Rioprevidência. E, em junho, participou da Cúpula dos Povos, evento ligado a Rio + 20. Participou em setembro do Festival Nacional de Teatro de Varginha 2012, recebendo um dos prêmios de maquiagem e o prêmio de melhor atriz revelação para Mari Jacó. Em outubro, fez parte do 7º Arte em Laranjeiras e Cosme Velho e da Semana da Criança na Escola Municipal David Perez e, em dezembro, integrou a programação do VIII Festmar, em Aracati, Ceará, participando também da Feira de Artesanato Natalina nos Jardins do Museu da Republica.
FLUXORAMA
Sarau do Vinicius
Quarta-feira, 28 de agosto, às 19h
Vinicius de Moraes é um dos maiores poetas brasileiros. Conhecido como o poeta do amor, da paixão e da morte, sua obra profunda e abrangente, tanto em linguagem como na temática social, política, de humor e infantil lúdica é revisitada neste Sarau do Vinicius.
O roteiro é constituído de textos e músicas, abordando o universo temático do autor, com cerca de 16 atores-cantores e três músicos. O evento terá início ainda na calçada do Teatro Glauce Rocha, com a apresentação do prólogo Para Viver um Grande Amor e algumas músicas, que conduzirão o público para dentro do teatro. As cenas acontecerão na calçada, no hall, nas escadas e na antessala do espaço até que o público se aloje na plateia, onde, no palco, acontecerá o Sarau. Transformado em um bar, o palco remete à convivência etílica do poeta, onde desfilarão alguns dos principais textos de Vinícius. Transpondo a palavra literária para a cena teatral, o Sarau terá também quatro blocos de cenas e músicas, roteirizadas por temas, além da apoteose Eterno Enquanto Dure , quando serão cantadas as desventuras amorosas e paixões do escritor. O universo do cinema será abordado a partir de cenas inspiradas em crônicas e críticas cinematográficas de Vinícius de Moraes, além de projeções de fotos e depoimentos do poeta ou de outras personalidades sobre ele e sua obra.
Dramaturgia e direção: Delson Antunes
Entrada Franca
OFICINA
Roteiro, Direção e Interpretação com Robert Milazzo
De 7 a 10 de agosto, das 14h às 17h
O processo de filmagem e interpretação para cinema com orientações e workshops práticos.
• Aberto a cineastas, roteiristas e atores com qualquer nível de experiência.
• As aulas abordam o processo de direção e interpretação para a câmera, enfatizando a relação única entre filmagem e atuação – como a colaboração influi no resultado.
• O conteúdo do projeto revela a realidade do que é atuar em frente à câmera e obter um excelente desempenho da filmagem.
Visão geral:
Os alunos poderão praticar e estudar os aspectos estéticos, técnicos e emocionais específicos na relação entre cineastas e atores – com uma investigação precisa do movimento.
Velocidade, espaço, tamanho, direção e tempo afetam o desempenho e a interpretação das imagens.
Os alunos também investigarão as realidades próprias vivenciadas na colaboração entre cineastas e atores.
Os estudantes de cinema, que quiserem, podem trazer seus equipamentos, já que serão poucos os trabalhos com projetos.
Oficina gratuita
Inscrição mediante envio de Carta de Intenção e Currículo para pamoficinas@gmail.com, até 4 de agosto.
Sobre Robert Milazzo
É o fundador e diretor da MSF – Modern School of Film, em Nova York (www.modernschooloffilm.com), instituição de formação cinematográfica que acredita no estudo prático em Master Class, com figuras de renome internacional do cinema, como Ang Lee, Wim Wenders, Jean-Pierre Jeunet, Gaspar Noe, Da Pennebaker, Willem Dafoe, Paul Schrader, Thelma Schoonmaker, Christopher Guest, Michael Haneke, e Eli Wallach. Robert ensina cinema, roteiro e atuação para câmera em escolas de cinema de todo os Estados Unidos, incluindo Hofstra University, Parsons The New School for Design da Rutgers University, Stanford University, e Lee Strasberg Theatre and Film Institute, onde fundou e atualmente dirige seu primeiro programa totalmente dedicado ao cinema, “The Film Track”. Também fundou o “The Film Track EUA” – um programa educacional que cruza os Estados Unidos promovendo formação e produção. Robert tem sido convidado a ministrar workshops em várias escolas na Europa e na Ásia e, recentemente, conduziu uma oficina de cinema de dois meses em Pequim, Tailândia e Filipinas.
Robert Milazzo atuou como escritor/diretor associado em um projeto de David Mamet por dois anos, além de ter trabalhado com William H. Macy, Mike Nichols e Sidney Lumet em projetos similares. Robert também atuou como produtor executivo assistente da NBC em Law and Order: Criminal Intent. Produziu o curta-metragem Almost Always, que marcou a estreia na direção do ator Mike Myers (Austin Powers) e também produziu e dirigiu o The Guru Pitka’s Four Laws of Happiness, estrelado por Mike Myers em vários teatros em Nova York. O premiado longa-metragem de Robert War Eagle, estrelado por Brian Dennehy, Mare Winningham, Luke Grimes e Mary Kay Place, foi recentemente lançado em DVD e Blue-ray.
Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179
(próximo à Estação Carioca do Metrô)
(21) 2220-0259
Capacidade: 202 lugares
Ingressos:
R$ 20 (inteira)
R$ 10 (estudantes, classe artística e maiores de 60 anos)