A Funarte divulgou o resultado da primeira etapa do edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª Edição – após a análise dos recursos da Fase 1 do processo seletivo (Habilitação). A divulgação ocorreu no dia 1º de agosto de 2013.
Acesse aqui a nova lista de projetos habilitados e inabilitados
Como prevê o edital, na etapa de Seleção (próxima fase do processo seletivo), os projetos habilitados serão avaliados por uma Comissão, composta por sete membros, sendo cinco especialistas em artes visuais, com conhecimento comprovado e notoriedade neste campo, e dois representantes da Funarte. O edital estabelece os seguintes critérios de avaliação: excelência do projeto quanto à qualidade, aos objetivos, à inovação, à linguagem artística e à abrangência; capacidade de execução de acordo com o conteúdo apresentado; conformidade com os objetivos do edital; argumentação na construção do conteúdo; e alcance e eficácia das estratégias para a democratização do acesso aos resultados finais.
Com investimento total de R$ 2.255.800 milhões, o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais vai selecionar 22 projetos que promovam o intercâmbio inter-regional, por meio de um conjunto amplo de atividades e experimentações ligadas às artes visuais, tais como: oficinas, performances, instalações, seminários, intervenções, exposições, atividades pedagógicas e pesquisa de linguagem. Podem participar pessoas físicas e jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais. O objetivo do programa é fomentar a reflexão crítica e o debate sobre as artes visuais, promovendo ações de capacitação para artistas e técnicos do setor e a troca de experiências entre profissionais da área por todo o país, além de estimular a formação de público.
A Funarte lançou a 10ª edição do Programa no dia 10 de maio de 2013.