Solos de Patrícia Árabe e Marcus Moreno dividem o palco da Renée Gumiel (SP)

Marcus Moreno em "A imagem como ausência". Foto: Silvia Machado/ divulgação

Os intérpretes-criadores Patrícia Árabe e Marcus Moreno apresentam, dias 1, 2, 10 e 11 de agosto de 2013, produções coreográficas autorais na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Os solos Onde o oposto faz a curva, de Patrícia, e A imagem como ausência, de Marcus, dão início à mostra Primeiras obras, que até 1º de setembro fará parte do projeto Conexões de dança contemporânea, contemplado por edital de ocupação da Funarte para o ano de 2013.

A série Primeiras obras traz à Funarte trabalhos de estreia de jovens artistas, associados a oficinas e debates sobre políticas públicas dirigidas a iniciantes. Entre quinta-feira (1º), e domingo (10), a programação artística contempla mais espetáculos, uma roda de conversas mediada pela professora Christine Greiner e duas oficinas gratuitas – O corpo curioso, com a própria Patrícia Árabe, e Dança contemporânea, com a Companhia Verso. Entre 3 e 9 de agosto, a Cia Verso também apresenta ao público da Funarte seu espetáculo Para reparar no espelho.

Bacharel e licenciada em dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Patrícia Árabe já integrou os elencos das companhias SeisAcessos, Fragmento e Caleidos. Em 2010, ano de sua licenciatura, foi selecionada para a montagem MA BE MA, do coreógrafo Tadashi Endo – a quem acompanhou em turnê brasileira no ano seguinte. Patrícia esteve em Bruxelas (Bélgica), em 2012, recebendo aulas de técnica, composição e improvisação na Performing Arts Research and Training Studios (PARTS). A dançarina fundou e integra o Grupo VÃO, que apresentará na mostra Primeiras obras, entre 3 e 9 de agosto, a dança Quem com porcos se mistura farelo come.

Paulista da cidade de Guarulhos, Marcus Moreno é ator, coreógrafo e dançarino, com bacharelado em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) e licenciatura pela Universidade Anhembi Morumbi. Até 2007, atuou na Cia Brancaleone de Teatro em Guarulhos, e estudou dança com Vera Sala, Rosa Hércoles e Cláudia de Souza. Marcus inspira-se na obra do pintor expressionista abstrato americano Jackson Pollock (1912-1956) para o primeiro estudo solo de sua carreira, A imagem como ausência, elaborado enquanto reflexão sobre espaços vazios e sobre o movimento que nasce da urgência de dançar. “Como o pintor que inicia sua obra com uma primeira marca de tinta sobre o quadro, a dança aqui vem de um impulso interno”, compara.

Em comum, Patrícia e Marcus compartilham mais do que o palco da Sala Renée Gumiel nas próximas semanas: eles tiveram seus primeiros trabalhos independentes selecionados pelo edital do Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Primeiras obras de produção de espetáculo e temporada de dança, em 2012. Desta premiação nasceu a mostra Primeiras obras, a partir de uma parceria entre os artistas premiados e a produtora cultural Talita Bretas. A proposta do grupo é viabilizar o contato e o intercâmbio entre o público e os novos criadores na área da dança contemporânea.

Projeto Conexões
Contemplado pelo edital de ocupação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3662-5177
Direção e idealização: Amaury Cacciacarro Filho e Adriana Grechi | Encontros: Lucía Yáñez | Produção: Fernando Dourado e Guilherme Elias | Colaboração: Erika Fortunato | Ação no entorno: Vera de Oliveira | Designer: Fernando Bergamini | Ilustração: Estevan Pelli | Fotos: Jônia Guimarães | Técnica: Santa Luz

Mostra Primeiras obras
Coordenação geral e de produção: Talita Bretas Arduino | Artistas participantes: Coletivo Cartográfico, Companhia Verso, Grupo VÃO, Marcus Moreno e Patrícia Árabe

Atenção: um só ingresso vale para todos os espetáculos de dança do dia

Espetáculo: Onde o oposto faz a curva
Dias 1, 2, 10 e 11 de agosto | Quinta e sexta às 19h; sábado e domingo às 18h

Com: Patrícia Árabe
Duração: 40min | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$5 (meia: R$2,5). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Espetáculo: A imagem como ausência
Dias 1, 2, 10 e 11 de agosto | Quinta e sexta às 20h; sábado e domingo às 19h
Com: Marcus Moreno
Duração: 60min | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$5 (meia: R$2,5). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Espetáculo: Quem com porcos se mistura farelo come
Dias 3, 4, 8 e 9 de agosto | Quinta e sexta às 18h, sábado e domingo às 19h

Com: Grupo VÃO
Duração: 45min | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$5 (meia: R$2,5). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Espetáculo:Para reparar no espelho
Dias 3, 4, 8 e 9 de agosto | Quinta e sexta às 19h, sábado e domingo às 20h

Com: Companhia Verso
Duração: 40min | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$5 (meia: R$2,5). A bilheteria abre uma hora antes o espetáculo – um ingresso por pessoa

Espetáculo: Instruções para o colapso
Dia 4 de agosto | domingo, às 17h

Com: Coletivo cartográfico
Duração: 30min | Recomendação etária: livre
Gratuito

Oficina: O corpo curioso
Dia 7 de agosto | Quarta, das 13h às 16h

Com: Patrícia Árabe
Gratuita – não há necessidade de inscrição prévia

Roda de conversa: Políticas culturais voltadas para jovens artistas da dança
Dia 7 de agosto | Quarta, às 19h

Mediação: Christine Greiner
Gratuita – não há necessidade de inscrição prévia

Oficina: Dança contemporânea
Dia 8 de agosto | Quinta, das 13h às 15h

Com: Companhia Verso
Gratuita – não há necessidade de inscrição prévia

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