Funarte promove oficina ‘Maquiagem e Caracterização’, em Santa Catarina (SC)

Oficina 'Maquiagem e Caracterização' - Foto de Bina Marthendal

Com o intuito de aprimorar as diversas técnicas de maquiagem artística nas produções teatrais, a Fundação Nacional de Artes – Funarte promove a oficina gratuita Maquiagem e Caracterização, entre os dias 23 e 30 de agosto, de segunda a sexta, das 14h às 18h, na Fundação Cultural de Blumenau (SC). A atividade será ministrada pelo professor Fábio Hostert e voltada para o público adolescente. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail fabio@ciacarona.com.br até o dia 22 de agosto e estão sendo disponibilizadas 15 vagas para os interessados. A oficina faz parte da programação do 17º Festival Nacional de  Teatro Infantil  de Blumenau. O festival, realizado anualmente na capital catarinense, tem como objetivo levar a cultura teatral para crianças e jovens em fase escolar e ainda, promover a formação de plateia. Em cada edição, o evento costuma alcançar 15 mil crianças de Blumenau e municípios próximos.

Em Maquiagem e Caracterização, Fábio Hostert faz um trabalho de composição de métodos e materiais próprios para a área teatral, se utilizando de traços, luzes e sombras na aplicação da maquiagem e modificação dos traços naturais. A atividade é voltada para a construção de produções faciais, como etnias, envelhecimento, abstratas e de diferentes personagens escolhidos pelos alunos a partir das técnicas trabalhadas. Como o ofício do teatro engloba diversas áreas – atuação, direção, dramaturgia, cenografia, produção etc., o professor fez questão de focar na área de maquiagem e caracterização, tão importantes na concretização do trabalho teatral como um todo. A oficina tem a duração de 20h e conta, também, com a participação da fotógrafa Bina Marthendal para registrar as criações.

Saiba mais sobre o ministrante

Fábio Hostert, de Blumenau (SC), é ator e diretor. Graduado em Interpretação Teatral (Bacharelado e Licenciatura) no curso de Artes pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), em 1999, é também pós-graduado em nível de especialização – O Ensino da Arte – Fundamentos Estéticos e Metodológicos pela Universidade Regional de Blumenau. Participou de várias oficinas, com destaque para as desenvolvidas pela Périplo Cia. Teatral, de Buenos Aires (AR), e com o Lume, de Campinas (SP), todas voltadas para o trabalho de investigação acerca do ator. É ator e pesquisador da Cia. Carona de Teatro desde 2000, onde já participou dos espetáculos O Homem Ajuda o Homem, Os Camaradas Médicos, Urano quer Mudar, Os Camaradas, A Parte Doente, Volúpia e Renato, O menino que era Rato. Em 2011, estreia o espetáculo Volúpia, em que atua e assina a direção. Atualmente é professor na Universidade Regional de Blumenau no curso de Artes e professor da turma Adulto Intermediário, na Carona Escola de Teatro.

Informações sobre o 17º Festival Nacional de  Teatro Infantil  de Blumenau

O Festival Nacional de Teatro Infantil  de Blumenau (Fenatib) teve início em 1997 e está em sua 17ª edição. É uma realização da Prefeitura Municipal – Fundação Cultural de Blumenau, Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), Ministério da Cultura com o apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte e conta ainda, com a parceria de pesquisadores, diretores teatrais, escolas, professores e companhias de todo o Brasil. O evento nasceu da necessidade de se pôr em prática uma política cultural de democratização da cultura na cidade de Blumenau (SC). Hoje atende em média 18.000 crianças e adolescentes da região.

O festival é marcado pela qualidade dos trabalhos, pela diversidade de linguagens e pela representatividade das cidades brasileiras, desde sua criação. Oferece a cada edição, um panorama para a criança brasileira, mostrando um olhar diferenciado para o teatro, não só para os pequenos artistas, mas também, para os outros envolvidos, como professores, pais, grupos convidados e palestrantes. São espetáculos recheados de cumplicidade com as relações humanas, de propostas estéticas, dramaturgia, música, plasticidade e lazer, dentre outros. A ideia é provocar debates, dando ênfase à criatividade dos grupos na concepção das suas montagens. Uma oportunidade para crianças e adolescentes despertarem para a vida, utilizando a arte como instrumento de mudança.

Serviço:
Oficina Maquiagem e Caracterização, com Fábio Hostert

De 23 a 30 de agosto (segunda a sexta), das 14h às 18h
Duração: 20h
Inscrições gratuitas pelo e-mail: fabio@ciacarona.com.br até o dia 22 de agosto
Vagas: 15
Público-alvo: Adolescentes
Local: Fundação Cultural de Blumenau – Blumenal (SC)