A Commedia Dell’ Arte e o Teatro de Dario Fo são tema de oficina, em São Paulo

A Funarte promove de 20 de agosto a 24 de setembro a oficina A Commedia Dell’ Arte e o Teatro de Dario Fo, com o ator e diretor teatral Augusto Marin. Serão oferecidas 25 vagas, e os interessados podem se inscrever pelo endereço eletrônico marin@commune.com.br até o dia 20 de agosto.

Destinado a jovens atores e artistas do corpo, o curso permitirá aos participantes desenvolver noções básicas de preparação corporal e vocal; e a experimentação e improvisação com a linguagem e as máscaras da Commedia Dell´Arte, desenvolvendo habilidades e técnicas desse gênero teatral surgido na Itália no século XVI. As aulas também irão propiciar a exploração de outros recursos e elementos do universo teatral.

Durante a oficina, que é gratuita, serão exibidas imagens em DVD dos espetáculos Mistero Buffo, O Arlecchino, A Fechadura, entre outras de Dario Fo.

Sobre Augusto Marin

Ator e diretor teatral, Augusto Marin é formado pela UNICAMP e Mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP com a dissertação Arlecchino na Dramaturgia Performativa de Dario Fo. Desenvolve pesquisa sobre a Commedia Dell´ Arte, a obra de Dario Fo e a criação e adaptação de textos a partir de uma releitura satírica da realidade. Trabalhou como assessor na Secretaria de Cultura de Campinas, na qual criou e organizou os Festivais Internacionais de Teatro da Unicamp (1989-93) e o I Encontro de Teatro de Rua de Campinas (1992). Vencedor do Premio Myriam Muniz 2010 com o espetáculo O Mentiroso de Goldoni e do Premio Asas 2009 (um dos melhores pontos de cultura). Em 2003, fundou a OSCIP COMMUNE e o Coletivo Teatral Commune, que hoje é um Ponto de Cultura do MinC, além do Teatro Commune, um laboratório de pesquisa, formação e montagem cênica do grupo, no qual é desenvolvido o projeto de formação de jovens aprendizes. Atualmente é um dos coordenadores da Rede Nacional de Artes Cênica dos Pontos de Cultura, tendo participado de todas as TEIAs e Fóruns Nacionais e Estaduais de Pontos de Cultura.

Sobre Dario Fo

Dramaturgo e ator italiano, Dario Fo é também mímico e palhaço. Sua forma de trabalho foge aos padrões convencionais – ele faz esboços das tramas que cria em pinturas e depois apresenta suas idéias no palco antes de as colocar no papel. Seu método consiste em improvisar para a platéia, misturando dialetos italianos, onomatopéias e palavras inventadas. É dessa forma que nascem suas comédias traduzidas em mais de 30 idiomas.

Dario Fo nasceu em 1926, na Itália e, 1940, ingressou na Academia de Belas Artes de Brera, em Milão, e depois no Instituto Politécnico no curso de arquitetura, que depois abandonou, revoltado com a corrupção que dominava o setor das edificações.

Trabalhou em projetos de palcos e decoração teatral entre 1945 e 1951, e participou da renovação do teatro italiano – teatri do piccoli (teatros pequenos), quando foi desenvolvida uma linguagem popular para as peças. Na companhia de Franco Parenti, Dario Fo se apresentava ao lado da mulher, Franca Rame, atriz de uma tradicional linhagem da Commedia Dell’Arte.

A burocracia da Igreja Católica é um dos alvos das sátiras do dramaturgo, que é Prêmio Nobel de Literatura (1997). Fo também é o criador do grammelot, uma língua inventada com base na mistura de fonemas modernos e dialetos em desuso da região padana, ao Norte da península Itálica.

Em 2000, Dario Fo recebeu, na França, três prêmios Molière por sua peça Morte acidental de um anarquista. Em 2003, estreou sua ópera satírica O anômalo bicéfalo, sobre Silvio Berlusconi, então chefe do governo italiano e presidente do conselho da União Européia.

Entre suas obras estão Non Si Paga, Non Si Paga! (Não Pagamos? Não Pagamos, 1974), Tutta Casa, Letto e Chiesa (Toda Casa, Leito e Igreja, 1978), L”Uomo Nudo e L”Uomo in Frak (Um Estava Nu, o Outro, de Fraque, 1985) e Female Parts (Partes Femininas, 1981), além de outras.

Oficina
A Commedia Dell Arte e o Teatro de Dario Fo
Com Augusto Marin
De 20 de agosto a 24 de setembro
Terças e quartas, das 19 às 23h
Local: Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218 – Centro – São Paulo (SP)

Duração (horas): 30h
Público alvo: jovens atores e artistas do corpo
Vagas: 25
Inscrição até 20 de agosto pelo e-mail: marin@commune.com.br
*Enviar currículo, carta de intenção e foto em baixa resolução.
(11) 37748611
Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *