Bonecos contam histórias sobre a cultura do Paraná, no Rio

"Menino, Vou Te Contá"

Bonecos mostram o Paraná – suas lendas, cantigas, danças e cantos de trabalho a cultura e da natureza do estado, no espetáculo Menino, vou te contá!, em cartaz no Teatro Funarte Duse, nos dias 17 e 18 de agosto, sábado e domingo. Com entrada gratuita, a atividade faz parte do Projeto Kobachuk – A Arte revisita seus 50 anos, vencedor, em 2013, do Edital de ocupação do teatro, que fica na Casa Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa, Rio de Janeiro.

Na montagem, os bonecos da Companhia Manoel Kobachuk (Curitiba – PR) retratam cenas típicas da vida paranaense: do vôo da gralha azul aos tamancos do fandango; do boi de mamão às cirandas regionais. Tudo isso contribui para um passeio pela tradição do estado, através da história. Ela se desenvolve através da jornada de dois cantadores populares, que  viajam pelo interior do Paraná, em busca da desaparecida Gralha Azul, ave símbolo do estado, quase extinta, juntamente com a Mata de Araucária, seu “habitat” natural. Os viajantes percorrem a lavoura local, numa cena que mostra a cultura tradicional do milho e da fabricação do fubá, enquanto relembram os cantos dos agricultores; passam pelo fandango, do litoral paranaense, vivo ainda, na sua forma típica, em Paranaguá, Guaraqueçaba e na Ilha de Superagui; Saboreiam a deliciosa receita do barreado, prato típico do litoral, através da bem humorada canção de Inami Custódio Pinto; passeiam pelas cantigas de roda – que têm vários pontos em comum em todo o território brasileiro, mas, no espetáculo, são apresentadas com riqueza de detalhes, típicos do Paraná; e, finalmente, levam ao palco as canções de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela.

Além de espetáculos todos os sábados e domingos, o Projeto Kobachuk inclui oficinas, mostras de vídeos, palestras, exposições, debates e depoimentos. Através destas ações, todas gratuitas, a Companhia Manoel Kobachuk, de Curitiba (PR) conta sua história de 50 anos de teatro de bonecos e formas animadas. De maio a dezembro de 2013, 37 apresentações de oito espetáculos do grupo e nove de companhias convidadas fazem parte da programação.

O Teatro Funarte Duse é dedicado a projetos relacionados a teatro de bonecos, animação e linguagens afins.

Menino, vou te contá!

Ficha técnica – Realização: Cia. Manoel Kobachuk (Curitiba/PR). Texto e direção: Manoel Kobachuk. Cenografia e adereços: Edson Naindorf. Bonecos: Edson Naindorf e Manoel Kobachuk. Elenco: Alejandro Domingues e Ivan Araújo. Trilha sonora: Ulisses Galetto. Iluminação: Luiz Nobre

Classificação indicativa: livre

Casa Funarte Paschoal Carlos Magno – Teatro Duse
Rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ)

Mais informações: jorge-abreu@hotmail.com