Depois de passar por Porto Alegre, Curitiba e outras duas cidades do sul do país, chega ao estado de São Paulo na sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h, o espetáculo de dança-teatro Aratemiolé, que discute, de forma estética, a influência da cultura afro na constituição da cultura brasileira. Serão duas apresentações no Barracão Teatro, em Vila Izabel, Campinas (SP), com entrada gratuita. A montagem, contemplada no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, segue depois para o bairro Campo Lindo, em São Paulo. No elenco, quatro atores dançam, cantam, tocam instrumentos e representam personagens. O espetáculo une dança, música e teatralidade de uma forma orgânica, resultando em uma obra variada e enriquecida pela diversidade de possibilidades de sensibilização.
O nome do espetáculo – Aratemiolé – é baseado na expressão ‘ara temi olé’ que significa: meu corpo vai bem, no idioma yorubá. A língua yorubá é falada em alguns países da África, como Nigéria, Benim, Togo e Serra Leoa. Aqui, no Brasil, é conhecida como nagô e utilizada em ritos religiosos. A montagem narra de maneira fragmentada a chegada da ‘substância cultural’ africana e sua diversificação em território brasileiro. Através de diferentes cenas e texturas sonoras e rítmicas, o espetáculo procura representar o drama da cultura afro no Brasil, que não cessa de se transformar, adaptar-se e influenciar a estrutura da cultura brasileira. Aratemiolé também foi contemplado pelo II Prêmio Nacional de Expressões Afro-Brasileiras, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon).
Ainda no mês de setembro, nos dias 20 e 21, estão programadas oficinas nos municípios de Jaraguá do Sul e Joinville, Santa Catarina. E, em outubro, nos dias 3 e 4, mais uma oficina será realizada na capital, Florianópolis.
Serviço:
Espetáculo de dança-teatro ‘Aratemiolé’
Gratuito
Dias: 31 de agosto, às 20h e 1º de setembro, às 19h
Local: Barracão Teatro – Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Izabel, Campinas (SP)
Dias: 2 e 3 de setembro, às 20h
Local: Teatro CEU Campo Lindo – Av. Carlos Lacerda, 678 – Campo Lindo, São Paulo (SP)
Ficha Ténica:
Concepção: Luiz Canoa
Direção: Marta Cesar
Elenco: Alexandra Alencar, Ivan Vendemiatti, Simone Fortes e Luiz Canoa
Trilha Sonora: Leandro Fortes
Figurinos e Cenário: Ana Pi
Iluminação: Marcello Serra
Operação de Som: Anja Tortoro
Operação de Luz: Marcello Serra
Programação Visual: Bettina Dávilla
Produção: Teatro Alkmico
Coordenação de Produção: Anja Tortoro e Luiz Canoa
Contemplado no Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012