Cia Gira Dança apresenta ‘Proibido Elefantes’ no Teatro Cacilda Becker, no Rio

A Companhia Gira Dança, de Natal (RN), apresenta ao público do Rio de Janeiro o espetáculo Proibido Elefantes. Em curta temporada, de 30 de agosto a 1º de setembro, no Teatro Cacilda Becker, a montagem propõe uma reflexão sobre limites e preconceitos. O espetáculo fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados.

O modo como percebemos a “realidade” é resultante do diálogo que estabelecemos com esta: nosso olhar é constituído pela realidade assim como a realidade é constituída pelo nosso olhar – a construção do sentido transita em via de mão-dupla.

A programação inclui, ainda, a oficina Laboratório de Criação em Dança, que será realizada no dia 29 de agosto, quinta-feira, das 15h às 17h. Voltada para bailarinos e não bailarinos, com ou sem deficiência física, a oficina é gratuita e as vagas são limitadas. Trata-se de uma proposta de pesquisa que visa à compreensão dos princípios de movimento do corpo de bailarinos e não bailarinos, com ou sem experiência da cena artística, e que tenham ou não alguma deficiência física. O objetivo é discutir, problematizar e descobrir como acontece o movimento nesses corpos, a partir do processo criativo do espetáculo Proibido Elefantes, da Cia Gira Dança; concebido, criado e dirigido por Clébio Oliveira e os bailarinos da companhia.

As atrações fazem parte do projeto Conexão Cacilda, que ocupa o teatro da Funarte até janeiro de 2014 e propõe a consolidação do espaço enquanto polo de referência para a dança, tanto na cidade do Rio de Janeiro quanto no Brasil como um todo.

Sobre a Companhia Gira Dança

Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea, formada por bailarinos com e sem deficiência, que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências.

Com sede em Natal (RN), foi fundada pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais. Sua estreia nacional foi na Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural, realizada no Rio de Janeiro, em maio de 2005. Desde então, tem apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites preestabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea.

Aliado ao trabalho corpóreo, a companhia usa sua arte para instigar nos espectadores a discussão sobre os limites do corpo, além de desenvolver ações sociais, como a realização de palestras e oficinas, em instituições de ensino e organizações corporativas.

A companhia coleciona prêmios, editais e indicações, tais como Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança 2012 (Circulação de Proibido Elefantes); Circulação Nordeste 2013 (Proibido Elefantes) – Lei Rouanet de Incentivo à Cultura; Prêmio Cultura Potiguar – Anderson Leão (Diretor Artístico) – Dança e Performance 2011; Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010; Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança – 2006, 2007, 2009; Prêmio Caravana Funarte de Circulação em 2007; CAIXA Cultural de Ocupação de Espaço em 2007; entre outros.

Também já participou de festivais como o Ano do Brasil em Portugal 2012/2013 – Proibido Elefantes – Coimbra/Portugal; VIVADANÇA Festival Internacional 2013 – Proibido Elefantes – Salvador/BA; Festival Panorama SESI de Dança 2012, São Paulo/SP; Festival Brasil Move Berlim – Alemanha 2011; I Encontro da Diversidade Cultural do MERCOSUL no Rio de Janeiro/RJ 2010; 6ª Mostra Brasileira de Dança do Recife/PE 2008; Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural – Rio de Janeiro/RJ 2005; além de outros.

Programação

Oficina Laboratório de Criação em Dança
Com Cia Gira Dança
29 de agosto (quinta), das 15h às 17h
Duração: 120 min
Público-Alvo: Bailarinos e não bailarinos com ou sem deficiência física

Vagas gratuitas limitadas (clique aqui )

Ficha Técnica:
Facilitadores: Rozeane Oliveira e Álvaro Dantas


Espetáculo Proibido Elefantes
Com Cia Gira Dança
30 e 31 de agosto, e 1º de setembro (sexta, sábado e domingo)
Horário: 20h (sexta e sábado) e 19h (domingo)
Duração: 55 min
Classificação Indicativa: Livre

Entrada: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Ficha Técnica:
Direção artística: Anderson Leão
Concepção, coreografia e direção: Clébio Oliveira
Assistente de direção: Anízia Marques
Assistente de coreografia: Rozeane Oliveira
Produção executiva: Celso Filho
Colaboração: Daniela Fusaro
Design de luz: Ronaldo Costa
Operação de luz: Anderson Rodrigo
Fotografia e vídeo: Rodrigo Sena
Edição de vídeo: David Costa
Designer gráfico: Anderson Leão
Elenco:  Álvaro Dantas, Jânia Santos, Joselma Soares, Marconi Araújo, Rodrigo Minotti e Rozeane Oliveira.

Conexão Cacilda foi contemplada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte no Edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2013

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado
Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *