Funarte Brasília recebe o 2º Festival do Fundo de Apoio à Cultura (FestFAC), de 4 a 15 de setembro

O Complexo Cultural Funarte Brasília vai abrigar, de 4 a 15 de setembro, espetáculos de teatro e dança, shows e oficinas do 2º Festival do Fundo de Apoio à Cultura (FestFAC). A programação integra o Projeto Artes Cênicas – Pesquisa e diversidade, contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos da Funarte Brasília 2013.

Um dos destaques da programação é o show de mágica “A Magia da Leitura”, que será apresentado para crianças e adultos no dia 6 de setembro.  Também no dia 6, 7 e 8 do mesmo mês, será encenada a peça “Manhã”, do Grupo Domo, selecionada pelo Prêmio Mirian Muniz (Funarte 2012). O espetáculo propõe uma viagem poética, sensorial e envolvente para falar das relações humanas e reforçar que o amor independe de credo e de sexo. O conflito entre o mundo como queremos e como ele na realidade se apresenta dá o tom do enredo, construído a partir da relação entre dois homens que se amam.

Ocupação Funarte 2013 – Até dezembro, a Rosa dos Ventos Artes do Imaginário, empresa contemplada nesse edital com o projeto “Artes Cênicas – Pesquisa e Diversidade”, ocupa o espaço com espetáculos nas áreas de circo, teatro e dança. Durante a ocupação, serão realizadas oficinas, debates e bate-papos com o público.

O Complexo Cultural de Brasília é um dos quatro mantidos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) no Brasil, cujos principais objetivos são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no país. Os demais Complexos Culturais se situam no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais.

Desde 2010, esses espaços culturais são ocupados por produtoras culturais por meio de editais do Ministério da Cultura. Às produtoras cabe elaborar o calendário de atividades dos locais. Com isso, o público tem a chance de interagir com projetos que dificilmente encontram espaço para circulação nos meios comerciais de produção.

PROGRAMAÇÃO

Evento integrante do Projeto Artes cênicas – Pesquisa e diversidade, contemplado pela Funarte no Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos / 2013
Realização – Rosa dos Ventos Artes do Imaginário

“Vou te contar”, Grupo Escambo
Música e manipulação de bonecos que, através de duas histórias apresentadas por dois artistas, mostra, com humor e leveza, a importância do meio ambiente às crianças.

Local: Teatro Plínio Marcos
Dias: 4 e 5 de setembro, quarta e quinta-feira
Horário: 15h
Classificação indicativa: livre
Duração: 50 minutos
Entrada gratuita

Oficina Crítica Cinematográfica, com Yale Gontijo
O curso tem como objetivo: apresentar os fundamentos da crítica de filmes, a história da crítica no mundo e análise da crítica contemporânea; incentivar o aluno a desenvolver o olhar crítico e a escrita fundamentada por meio de exercícios práticos; capacitar os participantes para a realização de críticas de filmes, tornando-os aptos a fornecer textos para o site Intermedia Caliandra.

Público-alvo: estudantes de cinema, cinéfilos e apaixonados por cinema que se interessam e escrever críticas de filmes e publicar no Site Intermedia Caliandra.

Local: Sala de Dança da Funarte Brasília
Carga horária: 20 horas/aula
Dias: 4, 5, 11, 12 e 13/9, das 19h às 21h40
Vagas: 20
Classificação indicativa: 16 anos
Inscrições gratuitas

Show de mágica “A Magia da Leitura”, com Tio André
O espetáculo, voltado para crianças e adultos, passeia pelo mundo fantástico de contos onde a interatividade o ilusionismo instigam a plateia ao universo da literatura.

Local: Teatro Plínio Marcos
Dia: 6 de setembro
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos
Entrada gratuita

“Manhã”, Grupo DOMO
Selecionado pelo Prêmio Mirian Muniz (Funarte 2012), a peça teatral “Manhã” propõe uma viagem poética, sensorial e envolvente para falar das relações humanas e reforçar que o amor independe de credo e de sexo. O conflito entre o mundo como queremos e como ele na realidade se apresenta dá o tom do enredo, construído a partir da relação entre dois homens que se amam. A história se passa durante uma noite na vida desses amantes repleta de surpresas e decisões. Com texto de André Garcia, a montagem do espetáculo “Manhã” envolveu um ano de trabalho contínuo, em um processo aprofundado de pesquisa e criação.

Local: Teatro Plínio Marcos
Dias 6, 7 e 8 de setembro
Horário: 21h
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 80 minutos
Entrada gratuita

“Heranças”, Atmos Cia. de Dança
Em reconhecimento aos seus legados, a Atmos Cia. de Dança se dispõe carinhosamente ao conteúdo de quatro coreógrafos de nossa cidade e, enriquecida por tão breve convivência, apresenta o espetáculo com quatro coreografias de Lívia Bennet, Luciola Dumont, Luciana Lara e Reginaldo Moreira.

Local: Teatro Plínio Marcos
Dias: 10, 11 e 12 de setembro
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 minutos
Entrada gratuita

Dia 13/09 (sexta-feira) – Shows

21:00 – Júnior Ferreira e Victor Angeleas
Os jovens instrumentistas Júnior Ferreira e Victor Angeleas combinam acordeom e bandolim nesse espetáculo. No repertório estão canções de Astor Piazzolla, Egberto Gismonti, Radamés Gnattali, entre outros, além de composições próprias. Sem fronteiras é o nome do álbum, de produção independente, gravado no segundo semestre do ano passado, com o patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura).

21:30 – O Grande Barco
O Grande Barco cria, desde 1997, “poemúsica”, uma mistura de poesia e música. O cd gravado com o apoio do FAC acompanha o livro Um Dedo de Prosa, Uma Mão de Poesia, de Sids Oliveira.  O Grande Barco abarca tanto as influências da música erudita e popular quanto interage com novas tecnologias, misturando samba e outros ritmos com elementos eletrônicos, mas sem perder o foco de articulação da palavra em seu campo polissêmico e sensorial. O grupo se encontra em fase de produção de seu segundo disco. Formação: Sids Oliveira (voz e programações), Davi Abreu (flauta e programações) e Leandro Morais (violão, programações e voz).

22:15 –  Gabriel Grossi
Considerado atualmente um dos maiores representantes da harmônica no mundo. Desenvolve caminhos inusitados para a inserção de seu instrumento no rico universo da música brasileira. Assim, tem sido bastante solicitado para realizar gravações e shows no Brasil e no exterior ao lado de grandes nomes da música como: Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Dave Matthews, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Maria Bethânia, Ney Matogrosso entre outros, além de Hermeto Pascoal, uma de suas grandes influências.

“(Des)esperar”, Andaime Cia. de Teatro
Uma livre adaptação do clássico “Esperando Godot” de Samuel Beckett. O tema central do espetáculo foi desenvolvido a partir da compreensão corporal e imagética do que seria, cenicamente, o estado de espera. Especialmente a espera da mulher, buscando refletir sobre seu papel na sociedade contemporânea. Três aspectos foram estudados: a não percepção do agora, as expectativas femininas e a ação (ou não-ação) que estão presentes no ato de esperar. O cenário é um espaço vazio. Os objetos, lugares, personagens são (re)sinificados a partir das ações das atrizes, da iluminação e da trilha sonora.

Ficha técnica:
Direção: Tatiana Bittar
Elenco: Ana Luiza Bellacosta, Kamala Ramers, Larissa Mauro e Patrícia Del Rey
Músicos: Lucas Ferrari e Marilia Carvalho
Concepção e Dramaturgia: Andaime Cia de Teatro
Cenário: Sônia Paiva

Local: Teatro Plínio Marcos
Dia: 14 de setembro
Horário: 21h
Classificação indicativa: 18 anos
Duração do espetáculo: 80 minutos
Entrada gratuita

Dia 15/09 (Domingo)
20h – Teatro: “A Última Vida de um Gato”

Com texto de Alexandre Ribondi, e direção da dupla Sartório e Ribondi,  é uma comédia suave sobre a amizade e a fraternidade, e sobre a capacidade que tem o ser humano de ultrapassar suas próprias fronteiras para escapar da solidão.  No elenco estão André Deca e Sérgio Sartório.

Mais informações: (61) 3024- 8481

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *