Grupo Água de Vintém se apresenta na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio

O conjunto Água de Vintém, considerado um dos principais representantes da nova geração de músicos dedicados ao choro, volta ao palco da Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio, em única apresentação, na segunda, 2 de setembro, às 17h. O grupo é o convidado do Época de Ouro, no programa semanal realizado através do projeto Música na Cidade, da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Com duração de duas horas e transmissão ao vivo pela Rádio Nacional AM (1130 KHz), o programa é apresentado por Cristiano Menezes e a entrada é gratuita.

Sobre o Grupo Água de Vintém

Formado pelos músicos Vitor Casagrande (bandolim), Saulo Ligo (cavaco), Paula Borghi (violão), Guilherme Soares (violão de 7 cordas) e Xeina Barros (pandeiro), o grupo Água de Vintém apresenta ao público um panorama completo do universo do choro, com clássicos do gênero e obras pouco divulgadas de grandes compositores, além de composições inéditas.

O disco de estreia do conjunto – Café da Dona Chica – foi gravado pela Acari Records, especializada em choro, com produção de Maurício Carrilho. É composto por 12 choros inéditos, dos quais 11 são assinados pelos integrantes do grupo. As melodias são exploradas em diversos timbres, divididas entre bandolim, violinha tenor, violão, flauta e trompete. O acompanhamento de cavaco, pandeiro e violões de 6 e 7 cordas remete à tradição dos grandes conjuntos de choro, porém com o frescor trazido pelo toque dos jovens músicos do grupo.

Além de manter apresentações semanais, há mais de dois anos, no projeto “Terças do Choro”, o grupo Água de Vintém já tocou no I e II Festival de Choro de Avaré (2011 e 2012); Programa Época de Ouro, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (Sala Funarte Sidney Miller); I Semana da Música Instrumental de Louveira; Prêmio Nabor Pires de Camargo (Indaiatuba); projeto Chorinho no Aquário (Santos); I Festival CURAU (Piracicaba); “Noite das Tradições” (Piracicaba); Festival Painel Instrumental (Tatuí); projeto Tom Natural (Sorocaba); Festa das Nações (Piracicaba); SESI de Santana de Parnaíba e SESCs Interlagos, Ipiranga, Ribeirão, Carmo, Presidente Pudente, Araraquara, Piracicaba, Santos, Bertioga, Sorocaba, São Carlos e Bauru.

Conjunto Época de Ouro

O grupo teve grande importância no chamado movimento de resistência do choro, na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e o conjunto somente retomou suas atividades em 1973, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo Sarau, no Teatro da Lagoa. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, e todo um movimento no país em busca de dar maior visibilidade ao choro.

Atualmente, o conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão). No repertório do grupo estão as músicas No bar do Osvaldo, Bagaço e Vidas Maltraçadas, de Dante Santoro; Minha vez, de Pixinguinha; Noite sem lua, de Antonio Rocha; Aquele Chorinho, de Luiz Gonzaga; A Deusa da Minha Rua, de Newton Teixeira; Despertar da Montanha, de Eduardo Souto; Modinha, de Sérgio Bittencourt; Receita de Samba, Graúna e Porque Sonhar, de Jacob do Bandolim.

Toda segunda-feira, das 17h às 19h, a Sala Funarte Sidney Miller recebe o Época de Ouro e seus convidados para o programa da Rádio Nacional, aberto ao público e com entrada franca. A utilização do espaço resulta de uma parceria entre a Funarte e a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Antes, o show era transmitido do auditório da Rádio Nacional que, atualmente, passa por reforma. Foi no prédio da emissora, na Praça Mauá, Centro do Rio, que muitos talentos da música brasileira foram revelados.

Projeto Música na Cidade – Programa Época de Ouro

Conjunto Época de Ouro recebe o grupo Água de Vintém

Dia 2 de setembro de 2013, segunda-feira, das 17h às 19h
Apresentação gratuita
Convites na bilheteria, a partir das 15h
Classificação: 12 anos

Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16, Centro – Palácio Gustavo Capanema – Rio de Janeiro (RJ)
Tel: (21) 2279-8104

Realização: Rádio Nacional AM – RJ (Empresa Brasil de Comunicação – EBC)
Transmissão ao vivo do programa pela Rádio – 1130KHz
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mais informações
Centro da Música/Funarte
Tel.: (21) 2279-8601

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *