Pixinguinha, o grande mestre da música brasileira em foco na Funarte MG

Antônio Carrasqueira | Foto: Gal Oppido

De 23 a 25 de setembro, o professor Antonio Carrasqueira, da Universidade de São Paulo (USP), vai falar sobre a obra de Alfredo da Rocha Vianna Jr. – o Pixinguinha. O evento acontece na Funarte MG. Esse é o terceiro ciclo de palestras que integra a V Edição do Projeto Cultural Arte em Foco. Em outubro, o Arte em Foco ainda irá tratar da obra de: Augusto Boal. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas, pelo email arteemfoco.funarte@gmail.com. As vagas são limitadas e os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% serão certificados.

Neste mês, gravações em vídeo e áudio, bem como rodas de choro ao vivo, serão usadas para analisar a importância de uma das mais importantes figuras da história da música no país.

Durante esse terceiro ciclo de palestras, os participantes poderão conferir também a intervenção do Regional Choro Nosso, intitulada Flautas Brasileiras: Pixinguinha. E, no dia 26 de setembro, o Regional Choro Nosso conversa com o público sobre a sua trajetória e sua pesquisa sobre o Choro em Minas. Ele é então o Artista em Foco.

O projeto

O Arte em Foco é um ciclo de reflexões sobre as artes, realizado pela representação da Funarte em Minas Gerais desde 2009. Para encaminhar os cursos são sempre convidados importantes professores e pesquisadores de diferentes universidades do país.

Contando sempre com intervenções artísticas, o projeto abre espaço para o artista convidado, que, além de ilustrar a palestra do professor, no último dia de cada ciclo fala com o público sobre o seu trabalho, sua trajetória e sua poética.

23 a 25/09
Música
Pixinguinha, mestre fundamental da música brasileira
Prof. Antonio Carrasqueira (USP)

O curso propõe refletir sobre o trabalho do grande músico Alfredo da Rocha Vianna Jr. – o Pixinguinha: instrumentista, compositor, arranjador e maestro, cuja obra influenciou definitivamente a música brasileira. Gravações em vídeo e áudio, bem como rodas de choro ao vivo serão usadas para analisar a importância de uma das mais importantes figuras da história da música no país.

Antonio Carrasqueira é professor e concertista. Realizou centenas de concertos em mais de 40 países, tem numerosa e premiada produção fonográfica que privilegia a música de compositores brasileiros e latino americanos. Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (2011), é graduado pelo Conservatoire National de Versailles, França (1974), onde obteve o Premier Prix de Flute e pela Ecole Normale de Musique de Paris, França (1975),  onde obteve a License de Concert. Membro do premiado Quinteto Villa-Lobos, é, desde 1986, professor de flauta no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.  Frequentemente convidado a lecionar em festivais brasileiros como os de Campos do Jordão, Ouro Preto, Curitiba e Brasília, vem também ministrando masters classes em universidades dos EUA, da Europa e da América Latina.

A uma larga experiência como professor, músico de orquestra e de estúdio, solista e camerista, acrescentou nos últimos anos a de diretor musical, produtor e apresentador de programas radiofônicos. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: pedagogia musical, interpretação do repertório flautístico, interpretação da música brasileira e produção de programas de rádio.

Regional Choro Nosso | Foto: Naty Torres

Intervenção
Flautas Brasileiras: Pixinguinha
Regional Choro Nosso

O Regional Choro Nosso apresenta algumas obras do mestre do choro, Pixinguinha. A cada obra tocada, os músicos comentam sobre aspectos do gênero brasileiro, como forma, ritmo e fraseado, além de características da flauta, sua presença na história do choro e na trajetória de Pixinguinha.

O Regional Choro Nosso é formado pelos músicos Renato Muringa (bandolim e cavaquinho), Marcela Nunes (flauta), Agostinho Paolucci (violão), Alaécio Martins (trombone) e Daniel Guedes (pandeiro). O grupo desenvolve a pesquisa, valorização e divulgação do choro produzido em Minas Gerais. Além de obras autorais, o trabalho conta com composições de chorões de variadas gerações e regiões do estado, numa mostra da singularidade, beleza e diversidade do choro mineiro.

26 de setembro, 19h às 22h
Artista em Foco

Regional Choro Nosso | Foto: Hortência Abreu

Regional Choro Nosso conversa com o público sobre sua trajetória e pesquisa sobre o Choro em Minas.

_______________________________________

Programação Outubro

28 a 30/10
Teatro
Augusto Boal e modos de ativismo no Teatro do Oprimido
Profa. Sílvia Balestreri (UFRGS)

Intervenção Artística: A opressão se senta à mesa

31/10
Artista em Foco
Alunos da ZAP 18, Cida Falabella e Lucas Costa

_______________________________________

Serviço

Horário: 19h às 22h

Funarte MG
Rua Januária, 68. Floresta. BH/MG

Informações: (31) 3213.7112

Inscrições Gratuitas
Nome completo, breve currículo, telefone para contato.
arteemfoco.funarte@gmail.com
Vagas Limitadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *