Próprio para Menores: Mostra de dança para crianças no Teatro Cacilda Becker

O espetáculo A Cozinheira, o Bebê e a Dona do Restaurante, com a Cia do Gesto, tem apresentação nos dias 28 e 29 de setembro (no sábado, às 17h; e no domingo, às 16h), no Teatro Cacilda Becker, no Rio. A peça infantil integra o projeto “Próprio para Menores” e abre a temporada de espetáculos e atividades interativas em dança, destinada a crianças, jovens e toda a família. A programação visa despertar o interesse do público infanto-juvenil para o segmento, contribuindo com a difusão, fruição e sensibilização pela Arte.

Produzida anualmente desde 2003 pela Ecoar – Educando com Arte, este ano a mostra traz alguns dos mais elogiados espetáculos infantis do país, celebrando o mês das crianças. O evento acontece de 28 de setembro a 26 de outubro, com cinco peças e três oficinas, além da apresentação da Banda de Muvuca, com o Circo da Silva, encerrando a temporada no dia 26 de outubro. A curadoria e direção artística são de Carla Strachmann, pedagoga e produtora cultural.

A Ecoar – Educando com Arte é realizada no espaço da Funarte, em parceria com o projeto Conexão Cacilda – Ocupação Artística do Teatro Cacilda Becker.

Programação “Próprio para Menores”

ESPETÁCULOS

A Cozinheira, o Bebê e a Dona do Restaurante, com a Cia do Gesto
Dias 28 e 29 de setembro
Sábado, às 17h
Domingo, às 16h
Duração: 60min

Sinopse: A linguagem dos desenhos animados em cena. Duas mulheres – a Dona do Restaurante e a Cozinheira (patroa e empregada) –, veem sua rotina de trabalho e sua relação cotidiana transformadas pelo aparecimento de um bebê à porta dos fundos do restaurante. Toda a ação acontece na cozinha, com as duas mulheres divididas entre atender os clientes, cozinhar e cuidar do bebê. Tudo regido pela enigmática figura de um maestro-sonoplasta, que executará as sonoridades em sincronia com a movimentação das atrizes.

O espetáculo utiliza-se de máscaras criadas pela própria Companhia do Gesto para o desenvolvimento dos personagens durante o processo de pesquisa e criação cênica, incorporadas à maquiagem e ao gestual do elenco. A montagem resgata a estética dos desenhos animados clássicos dos anos 40 a 60, baseada na ausência de diálogos e muita música e rica sonoplastia.

Meio-Dia Panela Vazia, com a Cia Giz de Cena
Dias 4 e 5 de outubro
Sexta, 15h e sábado, 17h
Duração: 55min

Sinopse: Cinco meninas se arriscam e desafiam seus medos, brincando de dançar e cantar maneiras para solucionar um mistério. O espetáculo propõe a dança contemporânea para crianças, tendo como ponto de partida brincadeiras em que estão presentes características como: o mistério, o suspense, o desafio, o susto, a coragem, o medo, a euforia.


De Esconder para Lembrar, com Meia Ponta Cia de Dança
Dias 11, 12 e 13 de outubro

Sexta, às 15h
Sábado e domingo, às 17h
Duração: 60min

Sinopse: Um jogo em cena e brincadeiras guardadas nas lembranças de todos nós, como adedanha, trava-língua e esconde-esconde. Também estão presentes as nuances da “ingênua loucura”, que atribui poder mágico às crianças, permitindo-as ser, num piscar de olhos, “super-herói, passarinho ou adulto”.

Fábulas Dançadas de Leonardo Da Vinci, com Paula Águas
Dias 19 e 20 de outubro
Sábado e domingo, às 17h
Duração: 40min

Sinopse: Solo de dança contemporânea voltado especialmente para o público infantil, baseado no álbum “Fábulas de Leonardo Da Vinci”, de Alfredo Sertã, lançado em 2008 pela Biscoito Fino. Projeções e desenhos levam o espectador para dentro das histórias, conjugando dança, música, luz e imagem.

Humanimal, com Circo da Silva
Dias 26 e 27 de outubro
Sábado e domingo, às 17h
Duração: 40min

Sinopse: Espetáculo teatral destinado a crianças em formação (desde bebês até oito anos) para estimular seus sentidos e sua percepção. A força da criatividade infantil e sua mente infinita, brincando com as invenções e transformações a partir do que parece ‘o nada’, mas revela, em surpresas, um mundo novo e único!


Banda de Muvuca, com Circo da Silva

Dia 26 de outubro
Sábado, 12h
Duração: 30min

Sinopse: Cortejo cênico-musical com um musical às avessas, um circo ambulante, um espetáculo de Bufão para toda a família.

OFICINAS

Dia 6 de outubro
Oficina espetáculo Gaivotada e Revoada, com Giselda Fernandes

Objetivo: Estimular professores e alunos no exercício criativo propiciado pela convivência com a gaivota de papel. A oficina apresenta aspectos relacionados à  improvisação direcionada, numa dinâmica que se dá entre a observação informada e o acaso. A construção do espetáculo utilizará frases coreográficas em solos, duos, trios e grupos. O movimento é trabalhado de forma lúdica, com foco na percepção corporal e na criatividade dos alunos, que também serão estimulados a criar gaivotas de papel.

A oficina tem como finalidade a experimentação de uma linha de pesquisa coreográfica de Os Dois Companhia de Dança, baseada no conceito de objeto- partner, estimulando a criação através dos movimentos das gaivotas de papel e da observação de seu lançamento.

Horário: 16h
Duração: 20min (intervenção urbana) + 60min para debate

Dia 18 de outubro
Controle e Liberdade, com Paula Águas

Objetivo: Desvendar as possibilidades corporais e emocionais de cada um, disponibilizando-as para um exercício consciente de valorização da expressão individual. Através de um trabalho progressivo de alongamento, conscientização das possibilidades articulares/musculares e das qualidades de movimento, entrar em contato com um movimento que experimente e reconheça  a necessidade do controle e da liberdade na expressão.
(sexta-feira)

Horário: 14 às 15h
Duração: 60 minutos
Público-Alvo: A partir de 4 anos
Inscrições: Gratuitas pelo link: http://goo.gl/7dZSrl

Dia 25 de outubro
Humanimal, com Circo da Silva

Objetivo: Dedicada especialmente à investigação da linguagem de criação corporal focada na estética do espetáculo HumAnimaL. Desenvolver pequenas células de movimentos baseados na realidade corporal dos animais existentes na terra. Noções de colocação espacial bem como de ritmos corpóreos, buscando a melhor reprodução do animal escolhido adaptado ao corpo do executante. Em função da observação, gerar um exercício artístico e coerente com a realidade, vinculado aos métodos adotados na oficina e aos desejos e necessidades de cada aluno. Divertir e relacionar, mover o corpo e inventar.

Horário: 14 às 16h
Duração: 120 minutos
Público-Alvo: Crianças de 7 a 8 anos
Inscrições: Gratuitas pelo link: http://goo.gl/LtBfM9

Equipe “Próprio para Menores”:
Idealização e curadoria: Ecoar – Educando com Arte
Concepção, curadoria e direção artística: Carla Strachmann
Direção de produção: Jacqueline de Castro (Lazúli Cultura)
Produção: Diana de Rose
Assistente de produção: Taciana Oliva
Técnico de luz – Juca Baracho
Técnico de som – Ricardo dos Santos e Carlos Roberto Zgoda
Programa Educativo: Carla Strachmann
Design: Victor Costa
Produção gráfica: João Carlos Guimarães

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933

Conexão Cacilda foi contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2013

Acesse aqui a programação completa